Deu no Jornal de Hoje
As muitas surpresas
constatadas com o resultado das urnas do último domingo fizeram o candidato do
PMDB a governador, Henrique Alves, modificar a estratégia para o segundo turno.
Entre as principais mudanças, destaque para a mudança de coordenação da
campanha, que agora passa a ser do ministro da Previdência, Garibaldi Filho
(PMDB), e do deputado federal João Maia (PR). O comando do marketing também
mudou. Adriano de Sousa e Arturo Arruda devem permanecer com assessorias. O
novo coordenador de marketing será o baiano José Fernandes.
A avaliação da campanha
peemedebista é de que as tendências pró-Henrique continuam, mas se trata de
outra eleição. Alguns lapsos do primeiro turno deverão ser corrigidos. Entre as
muitas surpresas, a decepção com as votações em Assu, Pau dos Ferros, Caicó e
Parnamirim, dentre outras. Nesses locais, Henrique contava com expressiva
adesão política. No geral, faltou um coordenador da campanha no primeiro turno.
Benes Leocádio, prefeito de
Lajes, não desempenhou bem o papel e decepcionou. Também foi constatado um
vácuo do PMDB em Natal. A definição era de que os vereadores assumiriam o
comando, mas, a coordenação coletiva também não funcionou. As bases ficaram
soltas e lideranças menores, que somadas dão volume, terminaram desafinadas com
o candidato.
Atribui-se ao desempenho de
Robério Paulino (PSOL) a não vitória de Henrique no primeiro turno. Não fosse a
surpresa do PSOL, Henrique hoje seria governador eleito, avalia-se.
Internamente, sabia-se do crescimento de Robério, mas aguardava-se que ele
crescesse um percentual de até 4%, e não de quase 9%.
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