SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sábado, 11 de outubro de 2014

Mais de 30% dos reservatórios no Rio Grande do Norte estão em colapso

Ao perceber a matéria que registro logo abaixo, me vem a mente como era difícil a vida da população do interior do RN, antes das Adutoras implantadas no governo Garibaldi, entre a década de 90, até o ano de 2002. Tempos difíceis e duros, de lata de água na cabeça ou galão nas costas, muitas vezes nas madrugadas, povo correndo atrás dos carros pipas para colher agua para o consumo e sobrevivência. Hoje em dia, muito mudou, mas fica a preocupação com muitos que ainda não tem o mesmo que nós temos.
  
Do Jornal Defato.com

De acordo com a segunda edição do boletim Monitoramento dos Reservatórios do Semi-Árido publicado no mês de outubro pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), informa que no Rio Grande do Norte 13 reservatórios estão em situação de colapso.

Segundo o documento, para um reservatório chega nessa situação é necessário que ele esteja com menos de 10% de sua capacidade de armazenamento. Este número representa 30,88% dos 43 reservatórios monitorados no estado.

O levantamento ainda explica que nove reservatórios no RN estão sem informação, que são aqueles que não possuem informação de volume nos últimos 90 dias. Entre cheio e em vertendo, reservatório com mais de 100% de sua capacidade de armazenamento, nenhum foi verificado no estado.

O estudo traz a situação das reservas de água em 345 reservatórios da região. No momento, o volume armazenado na região semiárida é de 33%, pouco abaixo do registrado no RN, que chegou a 36%. Nas microrregiões dos semiáridos paraibano e pernambucano, o percentual de acumulação de água nos reservatórios é ainda menor, respectivamente de 25% e 13%.


O levantamento tem como base os dados divulgados pelas seguintes instituições: Agência Nacional de Águas (ANA), Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Fuceme), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte (Semarh-RN).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente