Com medo de golpes da
concorrência e de ficarem com os estoques lotados, as lojas virtuais devem
estar mais cuidadosas com os pagamentos em boleto eletrônicos feitos na Black
Friday, que acontece no dia 28 deste mês.
Em parte, isso acontece
porque, a cada cem boletos emitidos por consumidores em no comércio eletrônico,
apenas metade deles é pago. Os dados são da Associação Brasileira de Comércio
Eletrônico (Abcomm).
“As lojas já costumam
trabalhar com uma margem de ‘abandono de boleto’. Mas, como na Black Friday as
compras por impulso aumentam, pode ser que essa média aumente no dia da ação”,
diz Maurício Salvador, presidente da associação.
Segundo Luiz Antonio Sacco,
diretor geral da SafetyPay, plataforma de pagamento digital, outro problema é a
demora na confirmação do pagamento do boleto. “A confirmação ocorre dias
depois. Sem saber se o consumidor vai ou não pagar o boleto, o empreendedor
acaba segurando o estoque”, explica. Se o boleto não for pago, a empresa fica
com aquele estoque parado.
“O que as lojas vem fazendo
são ações de recuperação de vendas. Elas colocam atendentes para ligar para o
consumidor que não pagou o boleto para tentar convencê-lo. Geralmente, essa
estratégia consegue converter metade desses compradores”, diz Maurício
Salvador. Os produtos que ficam parados no estoque costumam ser vendidos nos
saldões pós-Black Friday.
Tom Canabarro, cofundador da
Konduto, plataforma brasileira especializada em análise de fraude e
comportamento de compra na internet, diz que o problema pode ser mais profundo.
Alguns concorrentes se aproveitam da situação para aplicar golpes.
“Já vimos casos em que uma
loja compra diversos produtos da concorrente na opção de pagamento via boleto.
A empresa segura o estoque, fica sem vender, e depois nenhum boleto é pago”,
diz.
Algumas empresas, segundo
Canabarro, utilizam robôs para realizar essas operações. Apesar da prática ser
antiética, o empresário da Konduto diz que é difícil provar que uma loja
concorrente fez isso.
Por todos esses motivos,
Sacco, da SafetyPay, afirma que muitas lojas devem optar por não disponibilizar
o pagamento via boleto bancário na Black Friday.
“O custo de estoque para uma
empresa é relevante. Se você fica dias com o estoque parado, ica com dinheiro
parado também. Além disso, quanto mais produtos estocados, mais espaço você
precisa ter”, explica.
Já Salvador acha difícil que
as lojas de comeercio eletrônico abram mão dos boletos. “O boleto tem uma
liquidez maior: demora para ser compensado mas entra na conta da loja
rapidamente. Além disso, 15% das operações são feitas dessa maneira. É um
percentual muito significativo.”
IG
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