SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Governo reconhece dificuldades no abastecimento

Açude Gargalheiras tem capacidade para armazenar 44.421.480 metros cúbicos de água, mas está com volume de 3.274.877 metros cúbicos, o que representa 7,37% de sua capacidade total
Foto: Jobel Araújo

A situação dos reservatórios hídricos do Rio Grande do Norte continua em estado grave. O Governo do Estado prevê situação difícil se não chover suficiente em 2015. “Se não chover o suficiente ano que vem para reabastecer os reservatórios  vamos ficar em uma   situação difícil no estado. Mas o governo está trabalhando com parcimônia para garantir que esses reservatórios não sequem”, afirmou a Coordenadora de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Joana Dar´c.

Dos 46 reservatórios monitorados pela Semarh, 12 já estão em colapso, e mais 10 devem chegar a este status até fevereiro de 2015. A grave situação atinge, majoritariamente, as regiões do Seridó e Alto Oeste. Cinco cidades estão hoje em colapso de abastecimento, e 111 municípios abastecidos por carros-pipa do Exército.


Outra cidade à iminência do colapso é Pau dos Ferros.  Mas segundo  Joana Dar´c, a situação da cidade melhorou, pois a adutora emergencial foi concluída. “A adutora de Pau dos Ferros já está concluída e está levando água para a cidade. Essa água vem do açude Santa Cruz de Apodi.  Esse açude não está em uma situação crítica, não tem tanto uso e dá pra abastecer a cidade até o inverno do próximo ano”, espera.

Ela também explicou que essa adutora de Pau dos Ferros é a de engate rápido que está sendo construída pelo Governo. Mas que devido à situação de emergência da cidade, teve que ser adaptada, com um trecho normal, sem o engate rápido.

A coordenadora comentou que a situação hídrica só não é pior devido à rede de reservatórios e adutoras que abastecem as principais cidades do estado. Os reservatórios que mais preocupam são os açudes Gargalheiras e Itans, ambos no Seridó. O açude Gargalheiras – que tem capacidade para armazenar 44.421.480 metros cúbicos de água – está com o volume de 3.274.877 metros cúbicos, o que representa 7,37% de sua capacidade total. Já o Itans, que tem capacidade para armazenar 81.750.000 metros cúbicos de água, está  com 13,08% da capacidade, ou seja, 10.695.000 metros cúbicos.

Segundo, Joana Dar´c o Denocs está construindo uma adutora de engate rápido que vai abastecer as cidades de Currais Novos e Apodi e vai trazer água da cidade de Serra de São Bento,  reduzindo a dependência do Gargalheiras.


Ainda não há uma previsão sobre o inverno de 2015 pelos meteorologistas, que devem divulgar, ainda este mês, a situação do inverno. Enquanto as chuvas não chegam o governo está tentando restringir a utilização da água. ”A primeira ação é restringir o uso da água apenas para o consumo humano para não esgotar o manancial. Mas quando se esgota o manancial, não se consegue perfurar poço e as adutoras não funcionam, então tem que se adotar o carro pipa” explica a coordenadora.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente