SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

domingo, 28 de dezembro de 2014

Companhia estima crescimento de 4% no consumo de energia durante o verão

A Cosern prevê um aumento de aproximadamente 4,4% no consumo de energia elétrica no Rio Grande do Norte neste verão, que começou oficialmente no último sábado, dia 21 de dezembro de 2014, e vai até 21 de março de 2015, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Para os clientes residenciais, que compõem mais de 85% dos consumidores da Cosern, a estimativa de crescimento do consumo no quadrimestre deverá ocorrer principalmente em virtude da elevação da temperatura registrada nesta época do ano, que favorece maior uso de eletrodomésticos como ar-condicionado, ventilador, freezer, dentre outros aparelhos, e a permanência dos filhos nas residências devido ao período de férias escolares.


No setor rural, o crescimento do consumo neste período está associado à ausência de chuvas, o que proporciona o uso da energia elétrica para a irrigação da lavoura.

Para evitar que as contas de energia tenham um acréscimo durante os meses mais quentes, o consumidor pode ficar atento quanto ao uso racional da energia elétrica. Para isso, a Cosern recomenda algumas orientações, tais como:

Substituir as lâmpadas incandescentes por lâmpadas econômicas (fluorescentes ou LEDs) e utilizar sempre eletrodomésticos com o selo Procel A que propiciam maior economia de energia.

Para as geladeiras e freezers, o ideal é que estejam em locais ventilados, longe de qualquer fonte de calor e afastados, no mínimo, 15 centímetros de paredes e armários. É importante ainda observar se as borrachas da porta dos equipamentos estão em bom estado de conservação e evitar deixar o aparelho aberto por muito tempo ou abri-lo várias vezes sem necessidade.

O ferro elétrico e a máquina de lavar roupas também são eletrodomésticos que consomem bastante energia. A orientação é juntar o maior quantitativo de roupas possível para passar e lavar, de uma só vez.

A dica para o ar-condicionado é instalá-lo em local protegido do sol e mantê-lo com os filtros sempre limpos.

Desligar o monitor do computador quando não estiver em uso.

Não esquecer que o chuveiro elétrico é o grande vilão do gasto de energia. A dica de economia é posicionar a chave de seleção de potência do chuveiro na faixa “verão”, possibilitando uma economia de cerca de 30% no consumo de energia elétrica.

Previsão de crescimento no consumo de energia durante o verão (comparativo com o mesmo período anterior)
dez/14  5,65%
jan/15   3,94%
fev/15   7,01%
mar/15 1,06%

QUADRIMESTRE 4,39%

Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente