Nas classes A e B a média de gasto mensal nesse segmento sobe para R$ 115. Essa média é reduzida para R$ 98 nas classes C, D e E
Foto: Alex Regis
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O brasileiro gasta, em média, R$ 104 por mês
com conta de celular e de internet, aponta o SPC Brasil. O valor supera gastos
mensais com acessórios de moda (R$ 71), shows, teatro e cinema (R$ 96) e
produtos de beleza (R$ 82). Os números são de pesquisa encomendada pelo SPC
Brasil e pelo portal de educação financeira “Meu Bolso Feliz”. O estudo captou
o comportamento de compra das famílias brasileiras e mapeou quais produtos ou
serviços são considerados necessários, supérfluos ou sonhos de consumo.
O estudo divulgado ontem aponta que 87% das
pessoas que usam celular e acessam a internet consideram estes serviços
necessários no dia a dia. Nas classes A e B a média de gasto nesse segmento
sobe para R$ 115 e cai para R$ 98 nas classes C, D e E. Foram ouvidas 620
pessoas maiores de 18 anos em todas as 27 capitais brasileiras.
Entre os itens considerados como necessários
para a família brasileira, os maiores gastos de 2014 foram concentrados na
compra de roupas, citada por metade dos consumidores, na conta de celular e de internet
(30%) e na compra de calçados (30%). As maiores despesas classificadas como
supérfluas foram concentradas em acessórios de moda (20%), ida a restaurantes
chiques (17%) e a restaurantes frequentados com amigos e familiares no dia a
dia (17%). Quanto aos sonhos de consumo, os mais citados foram viagens
turísticas nacionais (30%), viagens de fim de semana (19%) e eletroeletrônicos
(15%).
Diferenças
A pesquisa mostrou diferenças dos gastos de
acordo com o perfil socioeconômico. Os entrevistados das classes A e B costumam
gastar mais com lazer e produtos mais caros, como viagens nacionais (42%,
contra 17% na classe C, D e E) e carros (29%, contra 10% nas classes C, D e E).
“De modo semelhante, enquanto 57% dos
consumidores das classes A e B que consomem o item carro julgam este bem como
um gasto necessário, 39% dos pertencentes às classes C, D e E afirmam que o
carro se trata de um sonho de consumo”, analisa o gerente financeiro do SPC
Brasil, Flávio Borges. Além disso, são considerados um sonho de consumo para os
consumidores das classes C, D e E as viagens turísticas nacionais, citadas por
44% da amostra, e a compra de eletroeletrônicos, citada por 22% do público
consultado. Os entrevistados das classes C, D e E concentraram seus gastos em
itens de menor valor como calçados (42%, contra 17% nas classes A e B) e
brinquedos (17%, contra 4% nas classes A e B).
A pesquisa também revelou que o brasileiro já
se sente bastante confortável para fazer compras pela internet. Para os que
compram eletroeletrônicos, parcela 44% do volume total já é comprada pela web e
34%, em lojas de shopping. Na categoria vestuário, entretanto, a preferência
ainda é pelas lojas físicas: 38% preferem as lojas de shopping; 38%, as lojas
de rua; e somente 13% preferem comprar roupas pela internet.
Tribuna do Norte
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