SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

RN: 79,3% das vítimas são jovens

Violência no RN, que era um território pacato até uma década atrás, teve um crescimento vertiginoso a partir do 2º semestre de 2001
Foto: Emanuel Amaral
Jovens com idade entre 15 e 24 anos representam 79,3% da população masculina que morre no Rio Grande do Norte vítima de homicídios, acidentes de trânsito e outras causas não naturais. A proporção supera a média brasileira (68,5%) e também é a mais elevada de todos os estados do país.
  
Os dados foram publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na pesquisa sobre Estatísticas do Registro Civil – 2013, divulgada no início desta semana. 

Embora a sobremortalidade de jovens do sexo masculino no Brasil não chegue a ser uma surpresa para o analista do IBGE Ivanilton Passos de Oliveira, ele  chama atenção para o elevado número do Rio Grande do Norte e mais ainda para a situação das mulheres.

“Nas pesquisas demográficas, já haviamos identificado há muito tempo essa sobremortalidade de jovens na população de homens, mas agora também vemos o crescimento de mulheres, dessa mesma faixa etária, na estatística de mortes por causas não naturais entre a população feminina. Elas estão começando a acompanhar os homens, o que é muito preocupante”.

A pesquisa do IBGE comprova  o que Ivanilton Passos diz. No Rio Grande do Norte, do total de mulheres que morreram em 2013 vítimas de homicídios, acidentes de trânsito, afogamentos, suicídios e outras causas não naturais, 46,9% tinham entre 15 e 24 anos - terceira proporção mais elevada  entre todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. Nesse segmento, o RN só ficou atrás do Rio Grande do Sul (55,6%) e Tocantins (50%). A média brasileira foi de 36,6%.

A pesquisa do IBGE também  não surpreendeu o presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos do RN, Marcos Dionísio, que defende que os próximos governos, tanto no plano estadual como federal, tratem a pacificação das comunidades brasileiras como prioridade.

Impunidade
“O desenvolvimento dessa enorme violência que a gente vem tendo a cada ano, com mais de 50 mil assassinatos e 60 mil acidentes de trânsito com vítimas fatais, jovens em sua grande maioria, nos leva a uma convivência com a violência de tal forma que coloca em risco o próprio estado de direito e a própria democracia. Não existe, na história da humanidade, nenhuma democracia que tenha conseguido conviver com mais 100 mil mortes relacionadas à violência”, diz Dionísio, que culpa a ineficiência e omissão dos governos pela situação de violência.

Para o presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos do RN, não é somente com investimentos em segurança que o Estado vai resolver essa situação que ele considera uma “guerra civil”. “É necessário que, inteligentemente, sejam concatenadas outras políticas públicas – assistência social, saúde, educação, cultura, esporte e habitação”, diz.

Dionísio avalia que, nesse sentido, o Estado tem feito muito pouco. É por isso, segundo ele, que a violência no RN, que era um território pacato até uma década atrás, teve um crescimento vertiginoso do segundo semestre de 2001 para cá. 

O militante dos Direitos Humanos também faz críticas ao trabalho de investigação dos crimes de homicídio, principalmente quando as vítimas são pobres. “A investigação no Brasil é de uma ineficiência que é um verdadeiro emblema da impunidade, e ela retroalimenta a nossa guerra civil cotidianamente”, conclui Marcos Dionísio.

Os dados divulgados pelo IBGE surpreendem?
Esses dados não são surpresa para nós que estamos acompanhando essa verdadeira guerra civil em que o Brasil está encalacrado. E, no tocante ao Rio Grande do Norte, o número não só não nos surpreende como, infelizmente, temos que anunciar que em 2014 esse processo se agudizará. Nós temos hoje uma grande quantidade de assassinatos concentrados na faixa etária entre os 15 e os 29 anos de idade, com enfoque mais forte entre os 15 e os 24 anos. Significa que o homem brasileiro perde a vida na plenitude da força física, quando poderia estar contribuindo com o Estado, trabalhando, estudando, sendo uma pessoa produtiva.

Quem são esses jovens dessa estatística?   
Normalmente são jovens negros e pardos, pobres, moradores da periferia. Eles habitam exatamente essa zona de exclusão, de invisibilidade social. E as fontes que a gente vê veiculadas na mídia querem nos fazer crer que todos são mortes em decorrência de disputas, de queia de arquivo ou de disputa de território pelo tráfico. Nós achamos  isso uma generalização perigosa. Muita gente está acertando as contas com seus desafetos se utilizando de características que matam a vítima uma segunda vez de uma forma cívica. Então é preciso que os órgãos da área da Segurança Pública, sobretudo ligados à investigação, investiguem cada um desses crimes, apontem os culpados para que eles sejam julgados na forma da lei.

No RN, o problema da violência, sobretudo no que diz respeito a políticas públicas voltadas para essas comunidades, tem recebido a devida atenção dos governantes?

Tem sido feito muito pouca coisa no Estado. Por isso que a violência no RN, que era um território pacato até uma década atrás, do segundo semestre de 2001 para cá teve um crescimento vertiginoso. Ainda não chegamos na metade do último mês de 2014 e já superamos as 1.666 ocorrências de crimes violentos letais intencionais que foram cometidos no estado no ano passado.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente