O piloto do avião Airbus da AirAsia, que caiu
no mar de Java, na Indonésia, pode ter conseguido pousar a aeronave na água
antes que ela afundasse, apontaram especialistas que acompanham as buscas nesta
quinta-feira, 1 de janeiro de 2015.
O Airbus A320-200 (voo QZ8501), que decolou no
domingo na cidade indonésia de Surabaya com 162 pessoas a bordo, desapareceu
dos radares quando sobrevoava o mar de Java, durante uma tempestade, sem pedir
socorro ou emitir sinais comumente emitidos quando um avião desaparece ou cai
no fundo do mar.
De acordo com alguns especialistas, estas
informações sugerem que o comandante Iriyanto, um experiente ex-piloto da Força
Aérea, efetuou uma tentativa de pouso de emergência com um impacto não
destrutivo.
"O transmissor de localização de
emergência (ELT) teria que funcionar depois do impacto, seja em terra, no mar
ou no alto de uma montanha, e minha análise é que não funcionou porque não
houve um grande impacto durante o pouso", declarou à AFP Dudi Sudibyo,
redator-chefe da revista de aviação Angkasa. "O piloto conseguiu pousar na
água", afirmou.
O avião da AirAsia voava a uma altura de 32.000
pés (9.800 metros) quando o piloto pediu à torre de controle permissão para
subir a fim de evitar a tempestade. A torre de controle demorou um tempo para
dar permissão devido à densidade do tráfego aéreo no momento, mas o Airbus
desapareceu das telas dos radares logo depois.
Alguns analistas sugerem que o avião caiu
porque voava muito lentamente ou porque subiu de altura de forma brusca. A
ausência de sinal de socorro da cabine continua sem explicação.
As equipes de busca trabalharam mais de 48
horas no mar de Java antes de encontrar os primeiros destroços perto da ilha de
Bornéu, com a informação de um pescador que havia visto um avião voando baixo e
que teria ouvido um forte estrondo.
"As conclusões que se chegaram até agora é
que o avião não explodiu no voo e não foi vítima do impacto com a superfície já
que, nesse caso, os corpos não estariam intactos", explicou à AFP o
ex-comandante de voo Chappy Hakim.
A fuselagem da aeronave parece estar praticamente
intacta, já que os integrantes das operações de busca viram uma
"sombra" com formato de avião no fundo do mar.
Objetos que parecem uma porta de emergência e
um tobogã inflável para as saídas de emergência estão entre os restos avistados
na área de busca, o que indica que os primeiros passageiros podem ter começado
a sair da aeronave depois do pouso.
O ex-ministro dos Transportes, Jusman Syafii
Djamal, está convencido de que a porta de emergência encontrada significa que
"alguém pode tê-la aberto".
Segundo ele, os passageiros podem ter esperado
que um membro da tripulação inflasse um bote salva-vidas antes de serem
atingidos por uma forte onda, que teria afundado o avião.
De acordo com os procedimentos padrão, todos os
passageiros do avião devem ser evacuados em 90 segundos.
Até que as caixas pretas apareçam, será difícil
saber o que aconteceu. Entre outras coisas, elas devem ajudar a responder por
que o sinal de localização submarina não funcionou.
Se os restos do avião forem encontrados, o
gravador de voz da cabine deverá detalhar as conversas dos pilotos durante o
curto voo e revelar os últimos momentos.
Terra
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