Em quatro anos a frota de veículos aumentou mais de 40% em Natal com destaque para motos
Foto: Rodrigo Sena
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A infraestrutura das cidades parece não
acompanhar o crescimento da frota de veículos, que já ultrapassa um milhão no
Rio Grande do Norte. Veículos destinados a passeio, automóveis e motocicletas,
correspondem a 877.606. Em Natal, o aumento de veículos foi de 41,04% nos
últimos quatro anos, de acordo com informações do Departamento Estadual do Trânsito
(Detran). Em todo o estado o crescimento foi de 42,51%.
Em 2010 eram 730.807 veículos emplacados,
contra os 1.041.449 de hoje. O número dos que estão em circulação deve ser
menor, já que as pessoas não costumam dar baixa de veículos em desuso no Detran.
Ou seja, ainda consta na lista, uma pequena parcela de veículos que já viraram
sucata.
O aumento ocasiona cada vez mais
engarrafamentos nos centros urbanos. Por dia mais de 74 veículos novos são
emplacados, terminam por tornar o trânsito ainda mais lento. Transportes de
passeio (automóveis e ciclomotores) somam hoje no rio Grande do Norte 877.606,
contra os 618.910 de 2010.
A isso, soma-se o fato de o principal veículo
de massa, o ônibus, ter tido um crescimento bem inferior, 31,5% nos últimos
quatro anos no Estado. Em Natal, o índice cai para 27,4%.
O acúmulo maior de meios de transporte
motorizados é em Natal, Mossoró, Parnamirim, Caicó, Assu e São Gonçalo do
Amarante, em ordem decrescente.
Para tentar desobstruir ruas e avenidas, a capital
potiguar tem projetos e pretende realizar várias obras nos principais
corredores de trânsito. Algumas já atrasadas.
O padrão a ser utilizado pode ser visto no
Complexo Dom Eugênio Sales (próximo à Arena das Dunas), com o viaduto estaiado
na avenida Prudente de Morais e três túneis: da Lima e Silva com direção à rua
São José; da Lima e Silva com direção à Candelária e o da Lima e Silva com
direção à Jerônimo Câmara.
A Prefeitura de Natal programa a construção de
mais túneis nos cruzamentos das Avenidas Salgado Filho/Bernardo Vieira; Salgado
Filho/Antônio Basílio; Salgado Filho/Amintas Barros e Salgado Filho/Nascimento
de Castro; duas passarelas na Avenida João Medeiros Filho, 1.052 abrigos de
passageiros, quatro estações de transferência e quatro terminais de ônibus.
Além disso, está prevista a implantação do sistema de corredores exclusivos
para ônibus, conhecido como Bus Rapid Transit (BRT), que será integrado a ciclovias.
Para essas obras, serão investidos mais de R$
577 milhões na área de mobilidade urbana. Os recursos serão disponibilizados
pelo Governo Federal pelo Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2).
A promessa é de que todo o sistema de
transporte coletivo de Natal será informatizado com a instalação de GPS nos
veículos, disposição de painéis eletrônicos nos abrigos de passageiros, além da
disponibilização para os usuários das rotas percorridas pelos ônibus. Na
Avenida Prudente de Morais, será instalada uma faixa semi-exclusiva de ônibus,
já na Avenida Presidente Bandeira, no Alecrim, a faixa será exclusiva nos
moldes da que existe na maior parte da Bernardo Vieira.
Esses corredores exclusivos passarão a contar
também com ciclovias, segundo a Prefeitura. Na zona Norte, a intenção é
construir duas passarelas: na avenidas Paulistana e Itapetinga. O terminal de
integração de Soledade será ampliado para ser integrado ao sistema de trens que
passa nas proximidades.
Outro túnel será construído no cruzamento da
Hermes da Fonseca/Alexandrino de Alencar. No começo de 2014, essa obra já tinha
recursos garantidos na Caixa Econômica Federal e a previsão para início era no
segundo semestre do ano passado. Esse projeto foi aprovado dentro do PAC
Mobilidade das Grandes Cidades.
Tribuna do Norte
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