SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Governo do RN tem apoio das empresas aéreas para reduzir imposto

Associação que representa as companhia aéreas aprovam redução de ICMS no RN 
Foto: Wellington Rocha
O Governo do Estado informou que só irá se pronunciar acerca da redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no querosene da aviação, quando o decreto for publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). Segundo a assessoria de comunicação do Governo, não há previsão de quando o decreto será publicado.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que representa as companhias Gol, TAM, Avianca e Azul, garantiu que a entidade tem o interesse em apoiar o Estado quanto a redução do imposto e que dados técnico comprovam a melhoria das rotas aéreas após a diminuição do ICMS. 

“Existe a abertura total da Abear em mostrar o lado técnico, apresentar os resultados, os efeitos muito positivos após a redução do ICMS”, informou através da assessoria de imprensa. Para a Abear, a redução do ICMS sobre o QAV no Nordeste é interessante e “mais ainda para um estado que depende do fluxo turístico”.

Um exemplo muito utilizado pela Abear é a redução do imposto no Distrito Federal. Na capital federal, a tarifa foi reduzida de 25% para 12% a tarifa. “Em um ano, foi visto o aumento do fluxo e não houve perda da arrecadação”, ressaltou.

No Rio Grande do Norte, a taxa do imposto cobrado é de 17%. O secretário de Estado de Tributação da gestão Rosalba Ciarlini, José Airton da Silva, comentou em entrevista ao portalnoar.com, no dia 29 de novembro de 2014, que um estudo do impacto da redução foi feita pela SET, mas não houve um entendimento entre as empresas aéreas e o Governo do Estado.


“Foi encomendada a Secretaria Estadual de Tributação que fizesse um estudo do impacto dessa redução de 17% para 12% do querosene da aviação e em que percentual o aumento desse consumo poderia não impactar na nossa arrecadação. Esse estudo foi feito e apresentado, mas não houve entendimento entre as empresas que tinham voos para o Rio Grande do Norte ou tinham intenção de direcionar voos e o Governo do Estado. O secretário de Tributação não entra nessa negociação, oferece o estudo do impacto dessa renúncia. O aumento do consumo em 40% não teria prejuízos na arrecadação, esse foi o estudo apresentado, e não tivemos mais noticias de que foi feito algum entendimento com o Estado”, declarou José Airton.

Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente