SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Posse de Dilma reúne 44 autoridades estrangeiras

Reeleita com 54,5 milhões de votos, a presidente Dilma Rousseff (PT) tomará posse nesta quinta-feira para o segundo mandato, às 15 horas. O roteiro da cerimônia prevê um juramento constitucional diante de deputados e senadores, a assinatura do termo de posse e um discurso elencando as principais promessas do novo mandato no Plenário da Câmara dos Deputados.

A solenidade será acompanhada por pelo menos 44 autoridades estrangeiras, entre chefes de Estado e de governo e vice-presidentes. Estão confirmadas as presenças dos presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, do Chile, Michele Bachelet, do Uruguai, José Mujica, além do vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, do vice-presidente da China, Li Yuan Chao; e do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon. 

Responsável por organizar shows populares a partir das 11 horas da manhã, o Partido dos Trabalhadores teme protestos, ainda que isolados, contra Dilma e em favor de seu impeachment. Pelo menos 4.000 policiais, agentes de segurança das Forças Armadas, dos Bombeiros e do Departamento de Trânsito (Detran) do Distrito Federal vão trabalhar durante a posse na Esplanada dos Ministérios, controlando o acesso de carros nas proximidades do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional e do público a áreas reservadas a autoridades. Helicópteros e observadores também ficarão posicionados em ministérios próximos para garantir a segurança e evitar tumultos durante a posse.

Nos ensaios que antecederam a cerimônia, o governo projetou que o público pode chegar a até 20.000 pessoas. Porém, segundo dados do Exército, a média de espectadores em posses presidenciais não ultrapassa as 10.000 pessoas, com exceção de 2003, quando o petista Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito pela primeira vez – na ocasião, a Polícia Militar estimou que 150.000 pessoas acompanharam a troca da faixa presidencial.

O roteiro da posse de Dilma Rousseff prevê que a presidente reeleita embarque no Rolls Royce presidencial pouco depois das 14h30, na Catedral Metropolitana de Brasília, e siga para o Congresso Nacional, onde será recebida pelo presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), e por autoridades parlamentares. Às 15 horas, ela subirá à Mesa da Câmara e fará o discurso que balizará as metas para seu segundo mandato. Em 2011, diante dos congressistas, a petista elencou como eixo principal do seu mandato a importância de erradicação da pobreza.


Ao deixar o Congresso ao lado do vice-presidente reeleito, Michel Temer, a presidente recebe honras militares e, por fim, sobe a rampa ao Palácio do Planalto. Na sequência, fará um novo discurso, desta vez à população que vai acompanhar o ato, empossa a nova equipe ministerial e posa para fotos. À noite, ela oferece um coquetel no Palácio do Itamaraty para autoridades brasileiras e estrangeiras.

Veja 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente