SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Chuvas em todo o RN animou o sertanejo de todo o ESTADO: Angicos teve chuva de 0.9 milímetros

Tempo muda no Seridó do Rio Grande do Norte e traz esperanças de um inverno dentro da média
Foto: Júnior Santos
A chuva que chegou ao Seridó na madrugada de ontem (5) é um indicativo da aproximação da Zona de Convergência sobre o Rio Grande do Norte. De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), o fenômeno atua sobre o Ceará e o estado desde o início da semana, proporcionando a formação de instabilidade. As precipitações ocorreram nas zonas urbana e rural de Caicó, em Serra Negra do Norte, Currais Novos e Timbaúba dos Batistas, com registro de até 100 milímetros.

A zona de convergência é um sistema meteorológico formado do encontro entre ventos alísios do norte e sul. Esses ventos sobem e permitem a concentração de nuvens sobre o local. De acordo com o o chefe do setor de  meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, é possível que as chuvas continuem até o final de semana.

“Zona de Convergência é onde convergem os ventos alísios de baixa pressão, que sobem e criam instabilidade. A zona já se formou e tem 400 km, mas esta posicionado acima do Ceará. Isso que está atuando no Seridó já é convergência, é possível que ela venha logo”, indica Bristot.

Na manhã desta quinta-feira, a Emparn realizou um encontro em Caicó com novas previsões para o inverno no Rio Grande do Norte. Contrariando as previsões do último encontro de meteorologistas do  Nordeste, em janeiro, que classificou o inverno na região como “abaixo do normal”, mudanças na temperatura do Atlântico Sul dão novas perspectivas ao cenário.

“A mudança foi na temperatura do oceano Atlântico Sul. Até dezembro, o Atlântico Sul estava mais frio do que o Norte. Mas em janeiro identificamos que ele esquentou. Está com 27,5 ºC, enquanto que o Norte tem 26º. É importante que, em março, ele esteja mais quente, pois isso influencia na umidade e na formação de ventos quentes. Tem sempre que ter vento vertical mais forte que o zonal, se não o sistema de precipitação que estava se formando é levado para longe”, explicou Bristot.

O aumento da temperatura, segundo Bristot, pode durar até três meses. “O Atlântico Sul armazena o calor por até três meses. Começa  a esquentar em dezembro e se encerra em março”, acrescenta. No dia 19 de fevereiro, ocorrerá a segunda reunião de Análise e Previsão Climática para o Semiarido do Nordeste , que definirá um novo prognóstico para a o inverno.

Profetas
As previsões meteorológicas para o inverno no Rio Grande do Norte não são elaborados apenas pela Emparn. Estiveram presentes no encontro de ontem dez dos chamados “profetas da chuva”: moradores do campo que, por meio de conhecimento sobre o ciclo de animais e plantas, conseguem estimar como será o inverno na região.

Agricultor no Sítio Parelhas, em Acari, Raimundo Alves, de 57 anos, prevê a chuva há 40 anos.  “Naquela época era fácil profetizar, não tinha tanta mudança climática. Comecei a profetizar usando um pé de manga”, conta. “São 28 anos de acertos e 12 de erros, até porque errar é humano”, brinca o agricultor. Nos últimos quatro anos, porém, Alves acertou todos os prognósticos: inverno acima do normal em 2010 e 2011, com declínio nos últimos três anos.

Entretanto, Raimundo se diz otimista para 2015. De acordo com ele, mudança no ciclo das formigas e dos ratos trazem bons indicativos. “A formiga foge do ambiente onde ela acha que vai chover, transfere a família para uma nova casa. Já quando rato faz ninho em pé de cardeiro entre novembro e dezembro, pode plantar no seco”, prevê. “Estou muito otimista para 2015. Espero chuva acima do normal, com 600 milímetros.”

Gilmar Bristot, meteorologista chefe da Emparn, afirma que há uma convergência entre o que a ciência e o saber popular prevêem. “De um modo geral, sim. Aqui estamos unindo a parte cultural e científica para despertar o interesse da sociedade”, acrescenta.

De acordo com a Emparn, as chuvas registradas desde a última segunda-feira na região do Seridó devem continuar até o final de semana por atuação da zona de convergência. Na madrugada de quinta-feira, foram registradas precipitações na zona urbana de Caicó, na zona rural, em Timbaúba dos Batistas, Currais Novos, Cruzeta e Serra Negra do Norte.

Chuva no seridó

Angicos: 0,9 milímetros
Timbauba Dos Batistas:  83 milímetros
Jardim De Piranhas: 46 milímetros
São João do Sabugi: 30 milímetros
Caicó (Itans): 29,7 milímetros
São Fernando: 22,7 milímetros
Caicó (centro): 10,5 milímetros
Ouro Branco: 11,5 milímetros
Pedro Avelino: 6,7 milímetro
Fernando Pedroza: 2,6 milímetros
Cruzeta: 1,5 milímetros
Equados: 0,5 milímetros

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente