SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Seca pode provocar desastre ambiental no Rio Grande do Norte

Josildo Lourenço - CAERN
Com a estiagem e a queda progressiva dos níveis de água dos reservatórios, prevê-se um desastre ambiental. Toneladas de peixes podem vir a morrer pela falta de oxigenação da água, levando à contaminação dos mananciais que abastecem – ainda que em sistema de rodízio – várias cidades potiguares. Este assunto foi discutido ontem em reunião realizada na Secretaria da Agricultura e Pesca do Rio Grande do Norte (Sape), com a presença de várias entidades ligadas ao abastecimento de água e monitoramento dos reservatórios.  
No encontro, ficou decidido que, mediante um cronograma, serão listados mananciais que devem passar pela despesca coordenada. A despesca é um procedimento de retirada de peixes dos reservatórios, que deve ser feita a partir de um calendário acordado com a Companhia de águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).
Espera-se tirar o número maior de animais, levando em conta também o papel social que esse processo terá. Contudo, este trabalho deve gerar alguns transtornos aos usuários da água que já estão sofrendo com o abastecimento parcial.   
O gerente de desenvolvimento operacional e controle de perdas da Caern, Josildo Lourenço dos Santos, explicou que a despesca comprometerá provisoriamente a qualidade da água, já que o processo causa certa turbidez. 


Ou seja, os sedimentos que estão parados no fundo do reservatório sobem em direção a superfície deixando a água mais escura e mais espessa.    “Isso causa um prejuízo na qualidade da água bruta, exigindo mais da Caern para o tratamento”, afirmou Lourenço, destacando que, para evitar o comprometimento da água que chega a torneira das famílias, os sistemas serão desligados por cerca de 24h (pode ser até mais que isso) até que os sedimentos voltem a se depositar no fundo dos reservatórios.   
Esta situação poderá fazer com que alguns moradores que já recebem água em suas casas a cada 72h, passem ainda mais tempo para ter o abastecimento na semana em que for realizada a despesca. “Então uma pessoa que recebeu água no domingo pode vir a receber água somente na sexta-feira ou no sábado. Mas isso vai depender da situação de cada cidade”, esclareceu Lourenço. Há hoje oito municípios em situação de rodízio. Outros dez já não recebem águas nas torneiras.  


Na reunião realizada ontem ainda ficou definido que num médio prazo deve levado adiante um programa de revitalização dos reservatórios, a partir do desassoreamento e consequente aumento da capacidade de acumulação água, bem como a recomposição das matas ciliares que margeiam as represas e seus tributários. “Essa situação já vem ao longo de três anos consecutivos de seca e só se agravou. Agora na gestão Governador Robinson Faria, tomamos a iniciativa de fazer algo em busca de resultados concretos. Com esse objetivo, a Sape deu o primeiro passo no sentido de mobilizar todas as Instituições envolvidas. Considerei positivo o resultado da reunião, onde conseguimos formatar alternativas emergenciais para que possamos atender o objetivo proposto”, disse o titular da pasta Haroldo Abuana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente