SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quarta-feira, 18 de março de 2015

Após acordo, presos de Alcaçuz se comprometem a encerrar motins

Reivindicações dos presos serão encaminhadas para o Executivo
Foto: Magnus Nascimento
Os presos de Alcaçuz se comprometerem a encerrar os motins no complexo penal a partir da noite de hoje. A decisão ocorreu após tratativas com o juiz de Execuções Penais, Henrique Baltazar, e com o presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos, Marcos Dionísio, que se comprometeram a enviar ao Executivo a implantação de algumas reivindicações dos detentos. Entre os pleitos acordados estão mudanças nos métodos de revistas íntimas de visitantes e a revisão de processos, para possibilitar progressões de penas. Não há data para as implementações.

De acordo com o juiz Henrique Baltazar, apesar de não haver data oficial para o atendimento das requisições, não deverá ter dificuldades no processo. "A maioria é de fácil resolução", afirmou. Ainda de acordo com ele, a documentação será encaminhada ao Executivo ainda nesta noite, para dar celeridade ao processo. 

Apesar do acordo com os detentos, a saída da atual diretora da unidade prisional, Dinorá Simas, foi completamente descartada. Em entrevista à TN, ela se mostrou compreensiva ao pedido. "É um direito deles, ninguém é obrigado a gostar de ninguém. Mas, nunca tratei nenhum preso ou visitante de forma desrespeitosa, faço apenas o meu trabalho. E a rigidez na administração é necessária", disse Dinorá.

Nesta quinta-feira (19), os agentes penitenciários e a Polícia Militar realizarão uma revista nos pavilhões 1, 2 e 3 de Alcaçuz, tomados pelos presos desde a semana passada. De acordo com o juíz Henrique Baltazar, os detentos garantiram não realizar nenhuma ação contrária ao trabalho dentro das celas.
Magnus Nascimento
Os presos de Alcaçuz entraram em contato com o juiz de Execuções Penais, Henrique BaltazarOs presos de Alcaçuz entraram em contato com o juiz de Execuções Penais, Henrique Baltazar

A expectativa da comissão que negociou com os presos é que as outras unidade do Estado também voltem à rotina normal, sem rebeliões. Durante as tratativas, os detentos afirmaram que vão encaminhar a decisão para os outros presídios, instaurando a paz dentro do sistema carcerário do RN.

Negociação partiu dos presos 

No início da tarde de hoje, os presos de Alcaçuz entraram em contato, via telefone, com a pastoral carcerária em Natal, solicitando uma conversa com o juiz Henrique Baltazar. Ele foi comunicado e ligou para o número enviado pelos detentos, marcando um encontro no complexo penal, para acertar o fim dos motins. Durante 2h, Baltazar, acompanhado de representantes da OAB, Ministério Público Estadual e Direitos Humanos, dialogou com os apenados, até um acordo favorárel para as duas partes.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente