SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 17 de março de 2015

Governo inicia recuperação de presídios e descarta mudanças administrativas

A coletiva de imprensa aconteceu nesta terça-feira
Foto: Nadjara Martins
O Governo do Estado iniciou, na manhã de hoje (17), reformas nas principais unidades prisionais atingidas pela onda de motins na última semana. As penitenciárias de Alcaçuz e João Chaves estão passando por reparos no sistema e iluminação e ventilação. Esta era uma das principais pautas requeridas pelos apenados desde o início das rebeliões. Entretanto, mudanças no sistema administrativo das unidades -- também exigidas pelos presos -- não estão sendo negociadas, segundo o Executivo.

Em coletiva de imprensa nesta manhã, o governo apresentou as primeiras medidas para conter a onda de violência dentro dos presídios estaduais. Uma delas é a chegada de 200 agentes da Força Nacional ainda hoje. Há ainda, segundo o governador Robinson Faria, a previsão para que o ministro da justiça nacional, José Eduardo Cardozo, venha à Natal.

"Toda a equipe da Força Nacional estará em Natal ainda hoje, bem como uma equipe de consultoria, a melhor do Brasil. Com o decreto de calamidade pública, poderemos dar celeridade a algumas ações", afirmou o governador do Estado, Robinson Faria.

De acordo com a secretária estadual interina de Justiça e Cidadania, Kalina Leite, uma das ações seria a inclusão da cadeia publica de Ceará-Mirim como uma das obras a serem executadas com dispensa de licitação. Segundo Kalina, o decreto de calamidade no sistema prisional também permite ao Estado destravar R$2 milhões em recursos do Fundo Penitenciário Nacional para investimentos no sistema.

Investigações
A secretária também anunciou a prisão de alguns dos envolvidos na onda de motins que atinge os presídios, bem como a apreensão de armas e drogas. O quantitativo, porém, o Estado se absteve de divulgar com receio de prejuízo às investigações.

Segundo Kalina Leite, interina da Sejuc e titular da Sesed, a autoria dos crimes já foi reconhecida pelo PCC (Primeiro Comando da Capital). A secretaria não divulga informações sobre o estágio das investigações.

Quanto às mudanças na administração do sistema penitenciário, ainda não há previsões. O governador Robinson Faria afirma que algumas articulações já começaram a ser feitas para a escolha do novo titular da Sejuc, mas não há nenhum nome fechado. Já a saída da atual diretora de Alcaçuz, Dinorá Simas, que é um dos pleitos dos apenados, é refutada. "Não está descartada a saída porque é uma questão do Estado. Mas, até agora, isso não é pauta de negociação", pontuou Kalina Leite.

Articulação

A coletiva foi realizada após reunião da cúpula da segurança estadual, que aconteceu com a presença do procurador geral de Justiça, Rinaldo Reis, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Sérgio Freire, o presidente do Tribunal de Justiça, Cláudio Santos, além de representantes da Polícia Federal e Rodoviária Federal.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente