SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quarta-feira, 25 de março de 2015

REGIÃO CENTRAL E SERIDÓ: CHUVAS MAIS INTENSAS DEVEM CONTINUAR ATÉ O DIA 10 DE ABRIL

Com essas chuvas, vários açudes transbordaram com as ultimas chuvas. Registro do açude Novo Angicos.
Foto: Erick Souza
As chuvas mais intensas devem continuar ao menos até o dia 10 de abril, especialmente nos municípios da região Central e Seridó. A zona de convergência deve se deslocar em direção à região Seridó, e por isso as precipitações naquela área serão mais frequentes e intensas, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). Para a região Litoral, até a sexta-feira o tempo parcialmente nublado durante o dia, e chove à noite.

De acordo com o monitoramento da Emparn, em 71 municípios a condição é de inverno normal a muito chuvoso para o mês de março, e em outros 73 a situação varia de seco a muito seco, mas os técnicos explicam que esses dados estão sendo averiguados porque em alguns deles choveu, mas falta chegar os dados ao serviço de meteorologia. 

“Se formos analisar apenas esse primeiro período, até contradiz nossa previsão, que é de normal a seco. Vamos aguardar”, afirma o chefe do setor de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot. As chuvas te sido mais intensas e requentes na região Central porque, de acordo com o especialista, é a área mais aquecida. A evaporação dessa água de superfície, aliado ao calor, e às condições do vento são determinantes para manter a zona de convergência naquela porção do Estado, explica o meteorologista.

Por enquanto, oito municípios potiguares estão na condição de “muito chuvoso”. Seis deles na região Agreste e dois na região Central. As chuvas no interior do Estado devem ocorrer quase sempre no fim da tarde e à noite.

De acordo com a Emparn, as chuvas para a região Oeste potiguar deve tornar-se mais frequentes nos próximos dias. Historicamente, é nessa região que ocorrem as primeiras chuvas da quadra chuvosa no Rio Grande do Norte. Ma este ano, um conjunto de fatores fez a zona de convergência atuar mais no centro do Estado — temperaturas mais altas, pouco vento e umidade que tem aumentado progressivamente, de forma que a evaporação vai realimentando o sistema.

Entre a manhã da segunda-feira e às 7h de ontem, a Emparn registrou chuva em 113 municípios, a maioria nas mesorregiões Oeste e Central. No Oeste, as precipitações ocorreram de maneira mais uniforme, com menos variação de volume entre os municípios. Já na região Central, onde a Emparn registrou as chuvas mais intensas, não houve a mesma distribuição.

Em Angicos, choveu 105,5 milímetros, mantendo a frequência de intensas precipitações que deixam o município com acumulado de 413mm este ano. Itaú, na região Oeste, choveu 105mm entre a segunda-feira e a manhã da terça-feira.


A intensidade dessas precipitações foi naqueles municípios localizados na região Seridó e Alto Oeste, evidenciando a localização da zona de convergência na porção Central do Rio Grande do Norte. Para o meteorologista Gilmar Bristot, nos municípios onde tem chovido quase todos os dias, e com média intensidade, há uma condição mias propícia à agricultura e formação de pastagens.

Informações da Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente