SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

domingo, 22 de março de 2015

Sistema online ajuda no controle do mosquito Aedes aegypti

Para denunciar no sistema, a população deve acessar o link: www.telessaude.ufrn.br/observatoriodadengue e se cadastrar com nome, telefone e email.
Um grupo de pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) do Hospital Universitário Onofre Lopes da UFRN, desenvolveram uma ferramenta que pretende ajudar no controle do mosquito Aedes aegypti. O projeto Observatório da Dengue surgiu em 2011 e o objetivo é melhorar o monitoramento dos focos do inseto utilizando o sistema, aliado a um tablete ou celular. 

O Observatório da Dengue permite o registro de todas as informações sobre a visita do agente de endemias, contendo um mapa indicando cada rua, imóvel, e outros dados de todo o trabalho feito. Além de permitir o mapeamento dessas informações em tempo real, o sistema monta uma base de dados que poderá ser utilizado no combate à doença de forma mais eficaz e na prevenção de surtos de dengue e da febre chikungunya.               
O mapa, por sua vez, proporciona acompanhar as ocorrências com grande antecedência e permite o conhecimento dos casos de foco do mosquito com maior precisão.  “O agente de endemias daquele município vai até o local onde está sendo indicado no sistema os grandes focos do mosquito ou casos com suspeita para fazer o controle ”, diz o Professor Dr. Ricardo Valentim, coordenador do LAIS.

A população também poderá contribuir por meio do sistema, basta acessar o site ou instalar o aplicativo em seu dispositivo móvel. “A pessoa vai acessar www.telessaude.ufrn.br/observatoriodadengue. O sistema de denúncia é bem simples, você entra no sistema e vai colocar o nome, o telefone e o e-mail. Esses dados são importantes para evitar caso de trotes. Após isso daí, vai indicar o local da ocorrência, no local da ocorrência, vai digitar o nome do rua onde foi encontrado o foco, ou suspeita da doença”, explica Ricardo Valentim.

Em fevereiro deste ano, o LAIS firmou uma parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesap) para que todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte possam usar o sistema. Convênio parecido já tinha sido feito com a Secretária de Saúde de Natal em maio de 2014. Com a ferramenta, as secretarias de saúde poderão acionar com mais rapidez os agentes de endemias, que irão ao local fazer uma visita técnica para tratamento e controle do mosquito.

Cintia da Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente