SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 21 de abril de 2015

Cidade catarinense decretará estado de calamidade pública após tornado

O secretário de desenvolvimento regional de Santa Catarina, Ivan Marques, informou aos ouvintes da Jovem Pan na manhã desta terça os últimos dados atualizados dos estragos provocados por tornado que atingiu a cidade de Xanxerê, em Santa Catarina nesta segunda (20). Ele informou que foi decidido após monitoramento de madrugada que o município decretará estado de calamidade pública, o mais grave que pode ser decretado. (Confira acima a entrevista completa acima)

Duas pessoas morreram. Uma delas era um pai que tentou proteger os dois filhos. Um dos filhos está internado em estado gravíssimo. 

Duas mil e seiscentas casas foram totalmente destruídas. Houve mais de 120 atendimentos hospitalares e mais de 600 atendimentos pelo corpo de Bombeiros e Samu.

Seis bairros populosos da cidade de 49 mil habitantes, que correspondem a 30% do município, segundo o secretário, foram atingidos por ventos que chegaram a 200 km/h.


O tornado teve categoria F2 (o quarto mais forte numa escala de seis valores, quando os ventos vão de 181 a 252 km/h) e durou apenas dois minutos, apesar dos estragos causados. Carros foram virados e arrastados e caminhões, tombados.

Atendimento e socorro
A cidade ainda se encontrava sem energia elétrica na manhã desta terça (21). Há uma força-tarefa em curso entre empreiteiras e o governo para restabelecê-la. Começou hoje também a limpeza geral, com a retirada de "árvores caídas, postes, fios elétricos e transformadores espalhados pela cidade".

A decretação de estado de calamidade pública facilita o acesso mais urgente a recursos estaduais e municipais para auxiliar na compra de materiais de construção e reparação dos danos. Cerca de 100 homens do Exército se dirigem ao local para auxiliar no apoio às vítimas e na reconstrução.

O governador Raimundo Colombo ofereceu apoio a Xanxerê e visita a cidade na manhã deste feriado.

"Nós não tivemos nenhum problema de saque. Nós tivemos supermercado que teve a parede inteira arrancada e as mercadorias ficaram expostas. Não houve nenhum saque, nada", contou o secretário.

Livramento
O secretário relata que havia 36 crianças praticando atividade física dentro de um ginásio no momento dos ventos fortes. Parte da estrutura do ginásio foi destruída, uma parede caiu e destruiu alguns carros.

"Para a sorte dessas crianças elas correram para um lugar oposto, onde elas acabaram sendo protegidas", relatou Marques. "Se elas corressem do lado contrário, onde acabou tombando o ginásio, nós teríamos mais 36 vítimas com certeza fatais."

Xanxerê é uma cidade do interior de Santa Catarina a 45 km de Chapecó e 509 km da capital Florianópolis. Conhecida como a "capital do milho", tem como pontos fortes a agroindústria e a produção de leite.


Jovem Pan-UOL

Um comentário:

  1. Nós ouvintes da fm cabugi central e principalmente do cabugi noticias somos muitos observadores, gostamos muito de ficar bem atentos ao que os apresentadores vão passar, vão comentar, elogiar enfim ficamos ouvindo e prestando bem atenção aos que todos eles falam e transmitem. Hoje falaram das promoções do pessoal da policia e fizeram elogios, parabenizaram apenas osoldado Felix, no meu ponto de vista não é só esse policial que estar sendo promovido, que estar sendo merecedor de manifestações por parte de vocês, são merecedores sim todos os policiais que fazem parte do quadro de policias do nosso municipio e de nossa região, que estão noite e dia arriscando suas vidas para nos proteger da bandidage que anda tirando o sossego de todos nós, não é só o policial Felix faz esse trabalho, que merece elogios. Como já disse todos eles são pai de familia como eu e merecem o nosso respeito, o nosso carinho. Parabéns a todos os policiais de nossa cidade, pela promoção, pelo trabalho, pela dedcação, segurança e condfiança que vocês transmitem para todos nós, que Deus proteja e abençoe vocês em todos os momentos da vida de cada um de vocês.

    ResponderExcluir

Reflita, analise e comente