SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Fecomércio apoia projeto que indica impacto do consumo natalense no meio ambiente


Pegada Ecológica foi lançado nesta terça-feira (31) e o presidente da Federação participou da cerimônia

Um estudo constatou que Natal consome 1.9 planeta, ou seja, a pressão do consumo dos natalenses sobre os recursos naturais disponíveis resulta em quase dois planetas. O levantamento Pegada Ecológica foi apresentado nesta terça-feira (31) ao prefeito Carlos Eduardo Alves e o presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz, foi um dos convidados especiais entre as entidades parceira da Prefeitura da capital na adesão ao projeto.

O estudo foi elaborado pela WWF Brasil e diagnosticou um consumo insustentável na capital potiguar. O projeto teve também como parceiros a secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Banco do Brasil, a Fundação Banco do Brasil, a Agência Nacional de Águas (ANA).

O coordenador do programa Cristiano Cegana explicou que o estudo calculou o consumo da população em cima dos recursos disponíveis, obtendo um resultado não tão positivo. Natal consome 15% a mais em relação ao Brasil, que tem média 1.5.

“Com o lançamento do Pegada Ecológica queremos sensibilizar a população, que, às veze, não sabe que o que consome causa impacto negativo. Como também, orientar os órgãos municipais a adotar  políticas públicas neste sentido”, falou Cegana.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, garantiu que a entidade será entidade parceira para que as sugestões oferecidas no projeto sejam praticados no âmbito comercial.
“Vamos sugerir aos empresários do setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo que adotem práticas sustentáveis no dia-dia da empresa. Dessa forma, todos ganham. A empresa irá diminuir custos e o meio-ambiente será um bem muito mais durável”, declarou.


O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, reforçou que o Executivo municipal está fazendo o dever de casa, relembrando que a construção do Parque da Cidade auxilia na preservação do meio ambiente.

“O projeto irá, com certeza, direcionar as nossas políticas públicas e queremos que a população natalense se desperte para a consciência ecológica, e preserve o meio ambiente”, afirmou.

O titular da Semurb, Marcelo Rosado, fortaleceu o discurso do prefeito e listou algumas ações para melhorar o índice de Natal, como o transporte coletivo, aumento de áreas de ciclovia, coleta e tratamento de esgoto, dentre outras.


A Pegada Ecológica de um país, de uma cidade ou de uma pessoa, corresponde ao tamanho das áreas produtivas de terra e de mar, necessárias para gerar produtos, bens e serviços que sustentam seus estilos de vida. Quanto maior a for a pegada ecológica, mais danos causados ao meio ambiente. O indicie da capital potiguar ficou em 1,9 hectares de planeta, medida utilizada para balizar o consumo da população. Esse número é 15% superior à média de consumo do cidadão brasileiro e 21% a mais do que a média de consumo do cidadão global. Com a identificação desse índice a administração municipal irá construir políticas públicas de incentivos para que o número da pegada ecológica de Natal se aproxime de 1.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente