SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 5 de maio de 2015

Aplicativo vai ajudar população a denunciar problemas de Natal

Estimular o contato entre a população e o Município é a proposta da parceria da Prefeitura do Natal e o aplicativo Colab.re, anunciado nesta terça-feira (5). O projeto vai ser monitorado pela Ouvidoria Geral do Município (OGM) com a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) e auxiliará o cidadão a denunciar irregularidades na cidade.

O aplicativo não vai ter nenhum custo financeiro para o Executivo.  De acordo com o diretor Municipal de Mídias Sociais, Fábio Farias, é uma mídia social similar ao Instagram, mas com uma visão cidadã. O Município já possui apoio do Waze e Google Maps. 

O natalense baixa no Itunes ou Google Play, faz uma conta, cria um perfil, fotografa onde existir o problema e coloca a localização do endereço. Então, a Prefeitura recebe a informação e comunicará ao usuário quando será resolvido. Além disso, ele pode participar de comunidades, propor algum projeto ou avaliar um serviço público.

“É uma mídia social que funciona como um fiscal virtual das ruas. A ocorrência, quando for resolvida, será notificada no celular do usuário que a informou”, afirmou o diretor de Mídias Sociais, que recebeu um treinamento para mexer no aplicativo. As denúncias serão recebidas por três membros da OGM, através de uma plataforma de gestão.

“Eu acho que estamos passando por um grande avanço no órgão, e é uma ferramenta muito importante que ajudará no contato entre a população e Prefeitura”, disse Júnior Grafith, ouvidor geral do Município.

O secretário de Comunicação, Heverton Freitas, disse que a parceria foi firmada após a divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do ano passado, a qual constatou que 73% dos jovens possuem celular do modelo smartphone e 48 mil potiguares são assinantes de internet de banda larga.

“A gente aderiu pela facilidade e necessidade de manter a conectividade com às pessoas. A informações serão mapeadas e selecionadas, pois algumas demandas são de órgãos estaduais e federais. Vamos dar uma resposta mais rápida à população ”, alegou Freitas.

Natal é a quarta capital a aderir ao sistema, que já é utilizado em Curitiba, Porto Alegre e Teresina. O publicitário Paulo Pandolfi, desenvolvedor do aplicativo, afirmou que tem plano de uma parceria com o Governo do Distrito Federal.

O Colab.re foi criado pelo publicitário pernambucano em 2012 e está disponível desde 27 de março de 2013. “Isto é um momento muito importante para Natal e a gente fica muito feliz em fazer esta parceria. Todas informações são abertas aos usuários e é uma ferramenta de fácil acesso”, declarou o desenvolvedor.

Em poucos meses de criação foi considerado um dos cinco melhores aplicativos de participação de Governo pela Organização das Nações Unidas (Onu). “Já trabalhei com outros aplicativos coorporativos, mas uma ideia como o Colab.re foi a primeira vez e demoramos um ano para executar o projeto”, afirmou Pandolfi.

Não é a primeira vez que a Prefeitura do Natal utiliza as mídias sociais como forma de interagir com o cidadão, que possui a fanpage da Prefeitura no Facebook e Twitter para denunciar as irregularidades no trânsito (@156Natal) e outro para falar dos atrativos turísticos (@ViverNatal).


“São formas de publicidade mais baratas e ajuda bastante na comunicação”, disse o secretário de comunicação Heverton Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente