Estimular o contato entre a população e o
Município é a proposta da parceria da Prefeitura do Natal e o aplicativo
Colab.re, anunciado nesta terça-feira (5). O projeto vai ser monitorado pela
Ouvidoria Geral do Município (OGM) com a Secretaria Municipal de Comunicação
(Secom) e auxiliará o cidadão a denunciar irregularidades na cidade.
O aplicativo não vai ter nenhum custo
financeiro para o Executivo. De acordo
com o diretor Municipal de Mídias Sociais, Fábio Farias, é uma mídia social
similar ao Instagram, mas com uma visão cidadã. O Município já possui apoio do
Waze e Google Maps.
O natalense baixa no Itunes ou Google Play, faz
uma conta, cria um perfil, fotografa onde existir o problema e coloca a
localização do endereço. Então, a Prefeitura recebe a informação e comunicará
ao usuário quando será resolvido. Além disso, ele pode participar de
comunidades, propor algum projeto ou avaliar um serviço público.
“É uma mídia social que funciona como um fiscal
virtual das ruas. A ocorrência, quando for resolvida, será notificada no
celular do usuário que a informou”, afirmou o diretor de Mídias Sociais, que
recebeu um treinamento para mexer no aplicativo. As denúncias serão recebidas
por três membros da OGM, através de uma plataforma de gestão.
“Eu acho que estamos passando por um grande
avanço no órgão, e é uma ferramenta muito importante que ajudará no contato
entre a população e Prefeitura”, disse Júnior Grafith, ouvidor geral do
Município.
O secretário de Comunicação, Heverton Freitas,
disse que a parceria foi firmada após a divulgação da Pesquisa Nacional por
Amostra de Domicílios (PNAD) do ano passado, a qual constatou que 73% dos
jovens possuem celular do modelo smartphone e 48 mil potiguares são assinantes
de internet de banda larga.
“A gente aderiu pela facilidade e necessidade
de manter a conectividade com às pessoas. A informações serão mapeadas e
selecionadas, pois algumas demandas são de órgãos estaduais e federais. Vamos
dar uma resposta mais rápida à população ”, alegou Freitas.
Natal é a quarta capital a aderir ao sistema,
que já é utilizado em Curitiba, Porto Alegre e Teresina. O publicitário Paulo
Pandolfi, desenvolvedor do aplicativo, afirmou que tem plano de uma parceria
com o Governo do Distrito Federal.
O Colab.re foi criado pelo publicitário
pernambucano em 2012 e está disponível desde 27 de março de 2013. “Isto é um
momento muito importante para Natal e a gente fica muito feliz em fazer esta
parceria. Todas informações são abertas aos usuários e é uma ferramenta de
fácil acesso”, declarou o desenvolvedor.
Em poucos meses de criação foi considerado um
dos cinco melhores aplicativos de participação de Governo pela Organização das
Nações Unidas (Onu). “Já trabalhei com outros aplicativos coorporativos, mas
uma ideia como o Colab.re foi a primeira vez e demoramos um ano para executar o
projeto”, afirmou Pandolfi.
Não é a primeira vez que a Prefeitura do Natal
utiliza as mídias sociais como forma de interagir com o cidadão, que possui a
fanpage da Prefeitura no Facebook e Twitter para denunciar as irregularidades
no trânsito (@156Natal) e outro para falar dos atrativos turísticos
(@ViverNatal).
“São formas de publicidade mais baratas e ajuda
bastante na comunicação”, disse o secretário de comunicação Heverton Freitas.
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