SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Escavação de túnel para transportadora de valores durou três meses

A escavação do túnel ligando uma casa do bairro Bom Pastor à calçada da transportadora de valores Brinks, descoberta na tarde da última quarta-feira (6) foi realizada durante cerca de três meses, sem despertar maiores desconfianças na vizinhança, apesar do movimento suspeito na residência.

O comentário entre os moradores próximos é de que a casa teria sido comprada à vista por R$130 mil. Os vizinhos, no entanto, não sabem dizer quem comprou. Segundo eles, o único movimento que pôde ser observado foi de carros, mas sempre de madrugada. Eram um Gol e um Doblô de vidros escuros. 

O tipo do último veículo coincide com os dois carros apreendidos no domingo (3) pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar na operação em que foram presos seis homens suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em arrombar caixas eletrônicos, o que reforça a tese da delegada Sheila Freitas, titular da Divisão Especializada de Combate ao Crime Organizado (Deicor), sobre o grupo preso estar envolvido no plano de escavação do túnel. A finalidade era chegar até a transportadora de valores para roubá-la.

A delegada fez a afirmação na quarta-feira, depois que o túnel foi descoberto. Hoje pela manhã, ela foi novamente procurada pela TRIBUNA DO NORTE, mas não se pronunciou sobre as investigações.

A reportagem voltou na casa, que encontrava-se fechada. O portão da frente, colocado após a compra, é alto e impede que do lado de fora se possa ter qualquer visão do interior. Também não há muros laterais. A residência é colada parede com parede a uma outra casa, à direita, e a uma academia de musculação de esquina, à esquerda. 
Fernando Domingo
Descoberta de túnel foi por acaso, após asfalto ceder na ruaDescoberta de túnel foi por acaso, após asfalto ceder na rua

Os moradores do entorno relatam que nunca ouviram qualquer barulho nem suspeitaram de nada, apesar de alguns estranharem o fato de nunca ter ninguém na casa. O movimento era somente de carros, e de madrugada.

Quando os policiais chegaram, na quarta à tarde, o imóvel também estava vazio. Dentro dele foram encontrados centenas de sacos com areia, cordas, pás, enxadas, madeiras, além de um sistema já pronto de luz e ventilação dentro do fosso.

O túnel, medindo aproximadamente 50 metros de comprimento e seis metros de profundidade, começou a ser escavado na casa, que fica na rua Santa Tereza, e alcançou a rua Doutor Osório Tenório, onde está localizada a transportadora de valores Brinks – alvo dos bandidos.

Para chegar até a empresa, eles escavaram por baixo da casa de Francisca Bezerra de Castro, de 69 anos, só que ela nunca desconfiou de nada. Nem mesmo seu filho Inaldo, de 42 anos, chegou a suspeitar. Há cerca de 20 dias, a parede da cozinha sofreu uma grande rachadura, mas eles pensavam que tinha sido por conta das chuvas. “Com medo de que caísse, mandamos construir uma nova coluna e reforçamos a parede”, conta Inaldo. Na parte da frente da casa, apareceu uma nova rachadura, só que não tão grande, provavelmente provocada também pelos trabalhos de escavação sob o imóvel.

O túnel na rua Doutor Osório Tenório foi descoberto por acaso, após a via desabar parcialmente, em decorrência de um cano estourado, e Inaldo acionar os órgãos competentes. Ontem, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estiveram no local para avaliar possíveis danos causados às casas próximas e constataram que as estruturas não correm riscos.


De acordo com o diretor da Defesa Civil, Eugênio Soares,  a Prefeitura deve começar o serviço de recuperação da rua até amanhã, no máximo. Já o túnel só será fechado quando a Polícia Civil terminar a investigação.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente