A empresa de pesquisa e aconselhamento no
mercado de TI Gartner Inc. considera que vendedores de computadores pessoais
precisarão aumentar em até 10% os preços de venda ao usuário final se não
quiserem diminuir suas margens de lucro em 2015.
De acordo com o diretor de pesquisas da empresa,
Ranjit Antwal, a valorização do dólar frente a outras moedas pesará nas
receitas das empresas. "os vendedores de PCs que comercializam com a
Europa e o Japão, onde as moedas locais caíram até 20% desde o início de 2015,
não têm outra opção a não ser elevar os preços para preservar os lucros",
opina.
A empresa estima também que, mesmo apostando na
queda do preço dos componentes de PCs e vendendo equipamentos com menos
recursos para manter os preços baixos, a subida nos preços será necessária aos
vendedores que não estiverem dispostos a diminuir suas margens de lucro.
Mercado
A Gartner divide o mercado de consumidores de
PCs em três segmentos, e têm previsões diferentes para cada um deles.
Consumidores motivados pelo preço, que estão dispostos a pagar menos de US$ 500
em PCs, deverão optar por produtos mais baratos para contrabalancear a escalada
de preços, e devem compor cerca de 30% do mercado.
Os que estão dispostos a pagar entre US$ 500 e
US$ 800 em computadores são considerados, pela empresa, consumidores motivados
pelo valor. Estima-se que eles, que compõem cerca de 40% do mercado, adiarão a
compra de novos PCs por conta da subida dos preços.
Os 30% restante do mercado é composto, segundo
estimativa da empresa, por consumidores motivados por características (que se
dispõem a gastar mais de US$ 800 no produto). Estima-se que esse segmento
estenderá em até 10% (cerca de seis meses) a vida útil de seus PCs, para
compensar os preços mais altos.
Com relação a empresas, a Gartner espera que as
grandes organizações recortem em 20% suas compras de PCs no ano. Empresas de
menor porte devem se comportar, segundo a Gartner, como consumidores motivados
pelo valor, adiando a compra.
Olhar Digital-UOL
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