SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Relatório registra queda no número de crimes violentos no RN

Reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira na sede do Ciosp

O Rio Grande do Norte registrou uma queda no número de crimes cometidos nos primeiros quatro meses do ano. Segundo dados do  Relatório Info-Estatístico Analítico de Ocorrências e Ações, apresentado hoje (13) pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminal (Coine) na reunião da Câmara Técnica de Mapeamento dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), houve queda no número de roubos, lesões corporais e homicídios.

De acordo com o documento, no primeiro quadrimestre foram 790 roubos a menos, se comparado ao mesmo período de 2014, o que representa um percentual de 14,98%. Os casos de lesões corporais caíram 8,73%, enquanto os registros de homicídios foram 10,47 menores.
Para a secretária estadual de Segurança Pública, Kalina Leite, o mapeamento feito pela Câmara Técnica permite uma análise microscópica. "O Governo do Estado vem fazendo o seu trabalho, mas para manter esses resultados positivos é preciso que outras instituições públicas também intensifiquem suas políticas de aproximação", disse.

De acordo com Marcos Dionísio Caldas, presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos (RN), o modelo de monitoramento de crimes adotado no RN, em 2015, é um exemplo a ser seguido no Brasil. Segundo ele, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) já anunciou que adotará o modelo da Câmara Temática do RN, em outros estados, para referenciar os dados nacionais.

“Pela primeira vez na história não há dúvidas na quantificação de crimes no RN. Alcançamos um bom resultado no primeiro quadrimestre e já estamos servindo de exemplo para o Brasil. Estudos mostram que a atuação da Segurança no RN pode melhorar, ainda mais, quando forem executados os convênios previstos do Brasil Mais Seguro e RN Sustentável, bem como o projeto das Áreas Integradas que visam uma aproximação ainda maior com a população”, disse Marcos Dionísio.

Segundo o Coordenador de Informações Estatísticas e Análises Criminais da Sesed, Ivênio Hermes, a integração das Policias Militar e Civil e a comunidade motivaram as reduções do primeiro quadrimestre.

“É preciso reconhecer o trabalho mais ostensivo das policiais nas ruas. A ação mais presente dos policiais tem sido o principal causador da redução da violência. Há cinco anos, os índices de criminalidade estavam aumentando e, desta vez, registramos uma significativa queda. Se a gente coloca essa redução em dados sensíveis, afirmamos que dezenas de famílias deixaram de chorar por seus entes e mais vidas foram poupadas”, destaca Ivenio Hermes.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente