SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 12 de maio de 2015

Secretário de Turismo do RN é contra inclusão de Natal na rota de cruzeiros

Representantes do trade turístico do RN participaram de uma reunião na Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) nesta terça-feira (12) para discutir as possibilidades de Natal ser incluída em novas rotas de cruzeiros marítimos nacionais e internacionais. De acordo com a Codern, o terminal marítimo de passageiros vai impulsionar o turismo e a economia do estado. O secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar, se mostrou contrário aos cruzeiros.

"“Eu acho que é uma concorrência desleal com a rede hoteleira. Hotel paga ISS e ICMS e gera mais de 10 mil empregos em Natal. O navio não paga ISS, só ICMS sobre o combustível e não gera nenhum emprego”, disse Ruy Gaspar que também é presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) no Rio Grande do Norte e proprietário de um hotel na capital potiguar. 

O Diretor Presidente da Codern, Emerson Fernandes, elencou a importância do Terminal Marítimo de Passageiros, construído com recursos na ordem de R$ 74 milhões, oriundos do Governo Federal, para a cidade de Natal e o estado do Rio Grande do Norte: “O Terminal de Passageiros vai impulsionar o turismo e a economia da cidade de Natal e do nosso Estado, nos possibilitando receber novos cruzeiros, além de proporcionar ao natalense, em breve, um novo espaço para o lazer das famílias, com restaurante, lojinhas e um local para festas. Sem falar que é um belíssimo cartão de visita da nossa cidade”.

Para Marco Ferraz, diretor da CLIA Brasil, membro da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, o Terminal de Natal está pronto para receber turistas do mundo todo, através de novos cruzeiros, possibilitando um acréscimo à economia do Rio Grande do Norte de até R$ 60 milhões por ano. “Nós temos todo o interesse de atrair novos cruzeiros para Natal. Para isso precisamos da união e do apoio do Governo do Estado, da Prefeitura de Natal e entidades do setor”, observou Marco Ferraz, que aproveitou para pedir ao Governo do Estado uma carona nas vantagens concedidas às empresas aéreas: “Precisamos dos mesmos benefícios”, disse se referindo ao incentivo por meio do ICMS.

Segundo Ferraz, se o hub da TAM se instalar em Natal, vai facilitar ainda mais a chegada de novos cruzeiros à cidade: “É um fator que merece ser ainda mais considerado”.


Presente ao encontro, o novo secretário de Turismo de Natal, Fred Queiroz, garantiu o apoio do Município no que for preciso, para garantir que Natal seja incluída nas novas rotas de cruzeiros. “Isso significa desenvolvimento para a nossa cidade”, ressaltou.

G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente