SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sábado, 27 de junho de 2015

Operação do MP desarticula quadrilha de traficantes

Promotores destacaram que investigação começou há oito meses
Foto: Emanuel Amaral
Uma investigação iniciada há oito meses com a finalidade de  apurar seguidos assaltos a motoristas nas proximidades do km 113 da BR-101, entre os municípios de São José de Mipibu e Parnamirim, acabou resultando na Operação Blitzkrieg, que foi deflagrada na manhã de ontem (26) e teve como desfecho a desarticulação de uma quadrilha envolvida na prática de intensa atividade relacionada ao tráfico de drogas, homicídios e comércio de armas de fogo e munições.

A operação terminou com a prisão de 13 pessoas e a apreensão de um adolescente. Foram apreendidos ainda quatro armas de fogo, entre elas, um fuzil de fabricação alemã capaz de perfurar um carro blindado, 172 munições (algumas de grosso calibre), 6,5 quilos de maconha,  crack (1kg e mais dez pedras) e sete papelotes de cocaína. Também foram encontrados com as pessoas detidas duas balanças de precisão usadas na pesagem de droga, 30 grampos para perfurar pneus de carros, uma quantia em dinheiro não revelada e roupa camuflada. 

A Operação Blitzkrieg foi conduzida pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em conjunto com a Promotoria de Justiça da Comarca de São José de Mipibu. Com apoio de 130 PMs, 60 policiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e dez homens da polícia do Exército, foram cumpridos 13 mandados de prisão preventiva e 18 mandados de busca e apreensão nas cidades de São José de Mipibu, Parnamirim e Natal.

A promotora de Justiça Patrícia Antunes Martins, coordenadora do Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), destacou que a investigação foi iniciada há oito meses pela Promotoria de Justiça de São José de Mipibu, para apurar crimes que vinham acontecendo com frequência Taborda, comunidade rural do município, que fica vizinho a Parnamirim.

“Muitos motoristas eram vítimas de bandidos ao passar na  na BR-101, próximo ao km 113. Com a apuração, identificamos uma conexão entre os criminosos e hoje temos como denunciá-los pela participação em vários outros crimes”, disse a promotora.

Segundo a coordenadora do Gaeco, a quadrilha é acusada também de assaltar comerciantes da região, de comprar e vender drogas e armas de fogo e munições, de receptar veículos e produtos ilícitos diversos, além de praticar homicídios.

O Comandante do Batalhão da Polícia Militar em Parnamirim, Jair Júnior, ressaltou a importância da operação em tirar de poder do grupo um armamento pesado como o fuzil 55,6 milímetros, com capacidade de perfurar até carro-forte.

Fabricada na Alemanha, a arma inspirou o nome da operação. Blitzkrieg, termo alemão para "guerra-relâmpago", foi uma tática que consistia em utilizar forças móveis em ataques rápidos e de surpresa.

“O nome foi dado com esse significado”, disse o comandante Jair Júnior. Já a participação de policiais do Exército foi necessária porque se suspeitava que os investigados estavam mantendo armamentos escondidos dentro de paredes. “Só o Exército tem detectores de metais que acusariam as armas nessa situação, mas não foi o caso do fuzil nem de nenhuma outra que  apreendemos”.

Operação Blitzkrieg

200 policiais envolvidos
- 130 PMs
- 10 Policiais do Exército
- 60 homens da PRF

- Medidas
• 14 mandados de prisão preventiva
• 18 mandados de busca e apreensão
• 3 mandados de internação provisória

- Resultado
• 13 presos
• 1 adolescente apreendido
• 4 armas de fogo
• 172 munições
• 6,5 kg de maconha
• 1 kg de crack e mais 10 pedras
• Sete papelotes de cocaína
• 30 grampos para perfurar pneus de carros
• 2 balanças de precisão
• Dinheiro (quantia não revelada)
• Roupa camuflada

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente