O Jeep Renegade conquistou nota máxima em
proteção para adultos e crianças nos testes de colisão realizados pelo Latin
NCAP e cujos resultados foram divulgados nesta quarta-feira (15). Assim, o SUV
conquista o título de primeiro carro produzido no Brasil a receber nota máxima
de proteção para passageiros.
Além dele, o órgão testou a segurança do Fiat
Palio (fabricado no Brasil e na Argentina) e Chery QQ (fabricado na China). O
hatch da Fiat conquistou quatro estrelas na proteção contra adultos e três para
crianças, enquanto o compacto chinês não pontuou em ambos os testes. Os três
testes foram feitos com carros pagos pelas montadoras, mas escolhidos
aleatoriamente no mercado. Assista aos vídeos dos testes abaixo.
Jeep Renegade fabricado no Brasil
Segundo o Latin NCAP, o Renegade apresentou uma
estrutura estável durante o teste de colisão frontal e demonstrou bom nível de
contenção dos cintos de segurança. Foram avaliados, ainda, o sistema de colapso
de coluna de direção para evitar o impacto sobre o peito do motorista. No teste
de colisão lateral, o Renegade apresentou baixo impacto contra a cabeça dos
passageiros.
Foram testadas duas cadeirinhas para crianças,
ambas com Isofix. Uma delas acomodava um boneco que simulava um bebê de um ano
e meio, enquanto a outra simulava uma criança de três anos. O órgão ressalta
que o Renegade é o primeiro carro testado pelo Latin NCAP que já conta com
lembrete de afivelamento dos cintos de segurança de série em todas as versões.
Assim, o Jeep Renegade conquistou o título de
primeiro carro nacional a oferecer proteção máxima para passageiros adultos e
crianças. O Volkswagen up! já havia conquistado nota máxima na proteção a
adultos, mas a proteção para crianças havia recebido quatro estrelas.
Alejandro Furas, secretário geral do Latin
NCAP, elogiou o desempenho do Renegade na última bateria de testes. "O
Latin NCAP fica contente em ver que os novos modelos produzidos na região podem
atingir as cinco estrelas para os ocupantes adultos e crianças. É a primeira
vez que um modelo produzido no Brasil consegue as cinco estrelas para ocupantes
adultos e crianças. Para o Latin NCAP é alentador alcançar esse resultado antes
da Conferência de Alto Nível Ministerial de Segurança Viária das Nações Unidas
que se realizará em Brasília, em novembro deste ano", disse. Em entrevista
à Autoesporte, o executivo havia afirmado que "o governo precisa tomar
decisões mais cedo" para que a indústria avance na segurança aos
passageiros.
Fiat Palio fabricado na Argentina e no Brasil
O modelo nacional equipado com airbag duplo
obteve quatro estrelas na proteção para adultos e três na proteção para
crianças. A cabeça e pescoço do motorista e do passageiro foram bem protegidos
no impacto frontal. Já o peito do motorista conseguiu uma proteção marginal dos
sistema de retenção. Além disso, os joelhos dos ocupantes foram impactados
contra estruturas perigosas da parte inferior do painel.
A cadeirinha infantil para três anos evitou o
excesso de movimento durante o impacto. Apesar de o carro contar com alertas
para instalação de cadeirinhas de frente para o airbag do passageiro, o Latin
NCAP afirmou que os requisitos não estavam de acordo com seus padrões.
De acordo com o Latin NCAP, o resultado se
aplicado ao modelo fabricado a partir de julho de 2015, que contém lembrete do
cinto de segurança e atualizações na afixação para cadeirinha infantis.
Chery QQ fabricado na China
O Chery QQ 2015 recebeu a pior nota no teste de
segurança do Latin NCAP. O modelo não recebeu nenhuma estrela, tanto para criança
quanto para adulto. O instituto de avaliação afirmou que os piores resultados
podem ser vistos para a cabeça e para o peito do motorista.
A instituição determinou que a estrutura da
cabine é instável e apesar de o modelo possuir ISOFIX, sistema de fixação
alternativo de cadeirinhas infantis, os resultados para as crianças também não
foram positivos: durante a batida, a cabeça das crianças ultrapassaram o limite
de risco permitido.
O desempenho abaixo do esperado do Chery QQ foi criticado pélo secretário geral do Latin NCAP. "Infelizmente, a falta de normas por parte de alguns governos da região permite que veículos com baixa qualidade nos testes de colisão, como o Chery QQ, sejam oferecidos ao público. Esperemos que na reunião de alto nível em Brasília sejam tomadas as devidas providências para aplicar as normas de impacto das Nações Unidas em toda América Latina e no Caribe", afirma Alejandro Furas
Metodologia
O Latin NCAP realiza os crash tests de veículos
cedidos por montadoras ou adquiridos a partir do patrocínio de instituições que
apoiam o programa. A colisão frontal, por exemplo, é realizada a 64 km/h contra
uma barreira deformável descentralizada, que atinge 40% da parte dianteira do
veículo. Após o impacto, sensores medem os efeitos do choque sobre os manequins
de tamanho adulto (que ocupam os bancos dianteiros) e outros dois que simulam a
presença de uma criança de três anos e outra de um ano e seis meses nos
assentos traseiros.
Em 2014, o Latin NCAP aumentou a exigência de
avaliação para os ocupantes crianças. Agora, é utilizada uma nova tecnologia de
dummie infantil para representar crianças de três anos e de 18 meses. Além
disso, o programa agora também leva em consideração a facilidade de instalação
dos equipamentos de retenção infantil. Para o órgão, a adoção dos sistemas de
ancoragem Isofix é peça-chave para reduzir a probabilidade de uma instalação
incorreta e, geralmente, melhora o desempenho dinâmico do veículos.
Neste ano, a organização também estabeleceu
regras mais rigorosas. A partir de 2016, para receber quatro ou cinco estrelas,
os carros deverão obrigatoriamente ter controle eletrônico de estabilidade e
passar por crash test lateral. Além disso, o teste de impacto lateral deve
conter dois dummies infantis para avaliar a proteção oferecida para crianças
nesses tipo de colisão. Hoje, apenas os modelos que já obtiveram cinco estrelas
em testes anteriores são submetidos ao impacto lateral para que suas pontuações
sejam reavaliadas. Confira abaixo como funciona um dummie.
Revista Auto Esporte
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