SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sábado, 11 de julho de 2015

Nasa libera a primeira imagem nítida de Plutão e Caronte

Essas são as imagens mais nítidas já capturadas de Plutão e Caronte - NASA
Ainda faltam pouco mais de três dias para a sonda New Horizons ter a sua aproximação máxima com Plutão, mas, nesta sexta-feira, a Nasa a divulgou a primeira imagem nítida do planeta anão e sua maior lua, Caronte.

A foto foi tirada na quarta-feira, a 6 milhões de quilômetros de Plutão. Ela mostra uma melhoria impressionante quando comparada com imagens captadas dos dois astros pelo telescópio espacial Hubble. Era assim:

Foi por isso que a Nasa enviou, em 2006, a sonda New Horizons, para uma jornada de 9 anos e quase 5 bilhões de quilômetros. Na próxima terça-feira, dia 14, a espaçonave fará sua maior aproximação, passando a pouco mais de 12 mil quilômetros do planeta anão.

Com as imagens divulgadas nesta sexta-feira, já é possível para os cientistas chegarem a algumas conclusões. Até então,s e pensava que Plutão e Caronte bastante parecidos, tendo sido formados por uma colisão há bilhões de anos, mas eles são mais diferentes do que se imaginava. Enquanto Plutão possui áreas brilhantes em contraste com zonas escuras, Caronte tem apenas uma mancha nos polos, com a superfície bastante uniforme. O material vermelho que colora Plutão não existe em sua lua. Plutão possui uma atmosfera significativa, enquanto Caronte, não.

Esses dois objetos estiveram juntos por bilhões de anos, na mesma órbita, mas são totalmente diferentes — disse Alan Stern, cientista do Southwest Research Institute, em Boulder, no Colorado.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente