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Foto: Alberto Leandro |
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte,
através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, apresentou nesta
quarta-feira (08/07) dois projetos na nova etapa do Programa de Investimentos
em Logística (PIL 2), lançado no dia 9 de junho pelo Governo Federal. Essa
segunda etapa foi elaborada para atrair investimentos da iniciativa privada, na
ordem de aproximadamente US$ 65 bilhões em concessões de ferrovias, rodovias,
portos e aeroportos. O plano faz parte da estratégia do governo brasileiro para
modernizar a infraestrutura do país e incentivar o crescimento econômico.
O secretário de Desenvolvimento Econômico,
Paulo Cordeiro, esteve em Brasília acompanhado da senadora Fátima Bezerra, que
agendou a reunião, e da bancada de deputados federais, onde apresentou dois
grandes projetos de infraestrutura para o Rio Grande do Norte. A duplicação da
BR-304, e a criação de uma rede ferroviária para transporte de cargas. Juntos,
os dois projetos representam investimentos de aproximadamente R$ 4,1 bilhões.
Participaram da reunião os deputados Walter
Alves (PMDB), Beto Rosado (PP), Zenaide Maia (PR), Felipe Maia (DEM) e Rafael
Motta (PROS).
Os projetos apresentados nesta quarta-feira
foram:
Ramal rodoviário – duplicação da BR-304
A única rodovia prevista para entrar no projeto
de privatização do Governo do Estado é a duplicação da BR-304, que possui 280
Km. O Ministro garantiu a inclusão, tendo solicitado o encaminhamento de um
projeto cujo modelo foi recebido ainda ontem pelo Secretário.
Vinte e sete km dessa rodovia, que correspondem
ao trecho da Reta Tabajara, estão com obra contratada. O Ministro dos
Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, garantiu a retomada das obras em 6 de
agosto com a nova construtora chamada para assumir a obra abandonada pela
construtora ganhadora da licitação.
Ramais ferroviários
Com orçamento de R$ 3,1 bilhões, o projeto de
ferrovia contempla duas rotas para carga de granel e containers para transporte
de minério, petróleo e grãos. A rota 1 – Norte/Sul, consiste no trajeto Porto
do Mangue – Jucurutu – Cruzeta para escoamento de mineral. A rota 2 – Oeste/Leste, abrangeria Mossoró – Assu –
Natal, com ramais para Areia Branca, Caraúbas, Governador Dix-Sept Rosado,
Guamaré, Aeroporto Augusto Severo e Porto de Natal. Tem uma característica
multimodal (porto, ferrovia, rodovia), transportará minérios, frutas, produtos
agrícolas, cerâmica, revestimentos, minerais como calcário, feldspato, sal,
ferro, tungstênio, em abundância na região, além dos subprodutos do petróleo
produzidos em Guamaré (Refinaria Clara Camarão).
O Ministro garantiu a inclusão deste projeto,
se confirmado o interesse de investidores chineses, e solicitou o
encaminhamento de um projeto cujo modelo foi recebido ainda ontem pelo
Secretário, conjuntamente com o de rodovias, tendo deixado bem claro que
qualquer projeto que o Governo do Estado leve investidores interessados terá
acolhida.
Especificações
Ramal Norte/Sul: 180 km ligando Porto do
Mangue, Jucurutu e Cruzeta
Rota Leste/Oeste: 280 km ligando Natal, Mossoró
e Assú
Valor do investimento: R$ 3,1
bilhões
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