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quinta-feira, 9 de julho de 2015

Sedec mostra projetos de R$ 4,1 bi para concessões da BR-304 e ferrovia no RN

Do Portal no Ar: 

Foto: Alberto Leandro
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, apresentou nesta quarta-feira (08/07) dois projetos na nova etapa do Programa de Investimentos em Logística (PIL 2), lançado no dia 9 de junho pelo Governo Federal. Essa segunda etapa foi elaborada para atrair investimentos da iniciativa privada, na ordem de aproximadamente US$ 65 bilhões em concessões de ferrovias, rodovias, portos e aeroportos. O plano faz parte da estratégia do governo brasileiro para modernizar a infraestrutura do país e incentivar o crescimento econômico.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Cordeiro, esteve em Brasília acompanhado da senadora Fátima Bezerra, que agendou a reunião, e da bancada de deputados federais, onde apresentou dois grandes projetos de infraestrutura para o Rio Grande do Norte. A duplicação da BR-304, e a criação de uma rede ferroviária para transporte de cargas. Juntos, os dois projetos representam investimentos de aproximadamente R$ 4,1 bilhões.

Participaram da reunião os deputados Walter Alves (PMDB), Beto Rosado (PP), Zenaide Maia (PR), Felipe Maia (DEM) e Rafael Motta (PROS). 
O titular da pasta de Desenvolvimento Econômico está trabalhando nesses projetos desde fevereiro deste ano e conversando com grupos de chineses, já que por um acordo entre os governos brasileiro e chinês, a China irá investir 50 bilhões de dólares no Brasil. No dia 30 de junho, o secretário Paulo Cordeiro apresentou aos chineses a proposta do Porto de Natal e das ferrovias.

Os projetos apresentados nesta quarta-feira foram: 
Ramal rodoviário – duplicação da BR-304

A única rodovia prevista para entrar no projeto de privatização do Governo do Estado é a duplicação da BR-304, que possui 280 Km. O Ministro garantiu a inclusão, tendo solicitado o encaminhamento de um projeto cujo modelo foi recebido ainda ontem pelo Secretário.

Vinte e sete km dessa rodovia, que correspondem ao trecho da Reta Tabajara, estão com obra contratada. O Ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, garantiu a retomada das obras em 6 de agosto com a nova construtora chamada para assumir a obra abandonada pela construtora ganhadora da licitação.

Ramais ferroviários

Com orçamento de R$ 3,1 bilhões, o projeto de ferrovia contempla duas rotas para carga de granel e containers para transporte de minério, petróleo e grãos. A rota 1 – Norte/Sul, consiste no trajeto Porto do Mangue – Jucurutu – Cruzeta para escoamento de mineral. A rota 2  – Oeste/Leste, abrangeria Mossoró – Assu – Natal, com ramais para Areia Branca, Caraúbas, Governador Dix-Sept Rosado, Guamaré, Aeroporto Augusto Severo e Porto de Natal. Tem uma característica multimodal (porto, ferrovia, rodovia), transportará minérios, frutas, produtos agrícolas, cerâmica, revestimentos, minerais como calcário, feldspato, sal, ferro, tungstênio, em abundância na região, além dos subprodutos do petróleo produzidos em Guamaré (Refinaria Clara Camarão).

O Ministro garantiu a inclusão deste projeto, se confirmado o interesse de investidores chineses, e solicitou o encaminhamento de um projeto cujo modelo foi recebido ainda ontem pelo Secretário, conjuntamente com o de rodovias, tendo deixado bem claro que qualquer projeto que o Governo do Estado leve investidores interessados terá acolhida.

Especificações 
Ramal Norte/Sul: 180 km ligando Porto do Mangue, Jucurutu e Cruzeta
Rota Leste/Oeste: 280 km ligando Natal, Mossoró e Assú

Valor do investimento: R$ 3,1 bilhões

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