SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Estado cogita novo contrato para recuperar presídios

Mais uma vez, o Estado vai precisar gastar com reformas das unidades prisionais. Após atos de violência e destruição em presídios nos últimos 15 dias, a Secretaria Estadual de Infraestrutura (SIN) analisa a necessidade de formalização de novos contratos para reformar as cadeias. Em reunião realizada nesta terça-feira (25), com participação do Ministério Público e representantes da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) e SIN, a situação da Penitenciária Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, o Pereirão, foi o principal foco de discussão.


Após a morte de um detento no pavilhão B do Pereirão, presos dos pavilhões A, B e C tentaram invadir o pavilhão E, onde estavam membros de facção criminosa supostamente responsável pela morte de Fábio Júnior da Silva Patrício, de 21 anos. Entre a noite de ontem e madrugada de hoje, os presos quebraram telhado, paredes, grades e atearam fogo em colchões e pedaços de pau que estavam no interior do presídio. Pela manhã, após o controle da situação, policiais militares e agentes penitenciários tiveram a real dimensão dos danos causados. 

Além do problema no Pereirão, outras unidades também tiveram motins que danificaram estrutura dos presídios, além dos túneis já encontrados, inclusive, em unidades reformadas pela SIN.

O atual Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), firmado em 18 de março, tem validade até o dia 18 de setembro. Segundo relatório do TCE, divulgado no dia 22 de julho, o ritmo das obras foi considerado satisfatório, apesar das dificuldades de logística enfrentadas para o deslocamento dos presos durante as reformas. Os custos foram, até aquele momento, de R$ 1,6 milhão.


Ainda não há a confirmação sobre qual o tempo de contrato necessário para a recuperação das unidades que foram destruídas nos últimos 15 dias.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente