SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Juiz interdita presídio de Caicó, RN, após confrontos de facções

A Justiça do Rio Grande do Norte interditou nesta quarta-feira (26) a Penitenciária Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, o Pereirão, em Caicó, na região Seridó potiguar. Com isso, o presídio não pode receber novos detentos. A unidade prisional foi parcialmente destruída após confrontos de facções criminosas rivais nesta semana. A decisão é do juiz José Vieira de Figueiredo Júnior, da Vara Criminal de Caicó.

Diretor do Pereirão, o agente penitenciário Alex Alexandre informou que recebeu a portaria durante a tarde e já não recebe novos presos. "A portaria informa sobre a impossibilidade da unidade receber novos detentos. Não recebo nenhum preso. Já está valendo a decisão", afirmou ao G1.

A assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça do estado também confirmou a interdição, mas não tinha mais informações sobre o conteúdo da portaria, que deve ser publicada no Diário da Justiça desta quinta-feira (27).

A penitenciária teve quatro pavilhões depredados nesta terça-feira (25) quando cerca de 200 presos tentaram vingar a morte de um detento assassinado por um grupo rival durante um confronto na segunda-feira (24). Os 200 homens queriam matar 60 rivais, que se isolaram em uma das alas e conseguiram escapar. Os detentos quebraram cadeados, arrancaram grades das celas, arrombaram paredes e incendiaram colchões e lençóis. Só o pavilhão feminino não foi depredado. Não houve mortes, mas 15 presos foram levados para atendimentos de primeiros socorros no Hospital Regional do Seridó.

Com a morte do detento na penitenciária de Caicó, chegou a seis o número de presos assassinados em confrontos envolvendo facções criminosas em dez dias. As mortes levaram a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) a remanejar presos para evitar novas brigas. Na terça, 71 detentos saíram do Pereirão para o Presídio Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta, na Grande Natal. De lá, 92 detentos fizeram o caminho inverso, ou seja, foram levados do Rogério Coutinho Madruga para o Pereirão na manhã desta quarta. Durante a tarde o presídio foi interditado.


O Pereirão também foi uma das 14 unidades depredadas durante uma onda de rebeliões que afetou o sistema carcerário potiguar durante o mês de março deste ano. O Pereirão, inclusive, foi um dos mais danificados. Depois dos motins, o governo do estado decretou situação de calamidade no sistema penitenciário e a Força Nacional foi enviada para reforçar a segurança nos presídios.

G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente