SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

domingo, 2 de agosto de 2015

Mais de 500 carros e motocicletas foram levados por ladrões em Mossoró em 2015

Mais de 500 veículos foram roubados somente no decorrer deste ano na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. O levantamento da Polícia Civil de Mossoró dá conta de que o número de carros e motocicletas levados por ladrões entre os meses de janeiro e de junho deste ano é menor do que a quantidade de casos notificados no mesmo período do ano passado.

Em menos de seis meses de 2015, 558 veículos foram alvos de assalto no município do interior do Estado. A estatística é superada pelos crimes dentro dessa modalidade registrados no mesmo período de 2014. Entre janeiro e junho do ano passado, foram notificados 700 roubos de carros e motos na “capital do Oeste”. 

Os casos de assaltos tendo como veículos na mira dos bandidos têm sido constantes na cidade. A Polícia Civil acredita que os carros e motos tomados por ladrões são empregados para a prática de outras ações ilícitas. "Boa parte deles são utilizados para a prática de assaltos", afirma o titular da Delegacia de Furtos e Roubos, Luís Fernando.

O delegado da Defur também chama a atenção para o trabalho realizado pelas forças de segurança com o fim de coibir essa modalidade criminosa, ao ponto de conseguir encontrar a maioria dos veículos levados pelos criminosos. "Cerca de 50 a 60 por cento são recuperados", aponta Luís Fernando, externando a preocupação com o não emplacamento das chamadas “cinquentinhas”, consideradas alvos de furto para desmanche e revenda de peças.

A Polícia Militar garante que tem trabalhado para combater o crime. "Estamos intensificando o policiamento tático móvel nos locais considerados com maior número de ocorrências", pontuou o comandante do 12.º Batalhão da PM, major Sérgio Fagundes.

Três detentos são acusados de roubar carro para praticar assaltos
A ousadia dos criminosos chama a atenção da polícia. No mês passado, presos do regime semiaberto de uma unidade penitenciária de Mossoró praticaram o crime e voltaram para o presídio como se nada tivesse acontecido.

O caso vitimou um homem que teve o carro roubado na época quando estava na calçada da residência de uma amiga. "Eu vinha saindo da casa de uma colega minha, quando fui me aproximando do meu carro, e três elementos fortemente armados me colocaram no chão e colocaram a arma na cabeça da minha esposa", contou, preservando a identidade, em entrevista ao telejornal da InterTV Costa Branca.

O homem disse que a ação durou cerca de cinco minutos. "Pegaram o carro e saíram. Depois, retornaram e disseram que se a gente prestasse queixa para a polícia, iriam fazer algo contra a minha família", relatou, chamando a atenção para a violência reforçada pela ameaça. Minutos depois do assalto, imagens de uma câmera de segurança de uma residência registraram o carro roubado sendo utilizado na prática de um arrastão contra moradores que conversavam na calçada de uma outra casa.

O crime aconteceu por volta das 21h do dia 20 do mês passado. Essas vítimas, como as da primeira ocorrência, também foram pegas de surpresa. "Estávamos na calçada de casa quando três homens chegaram em um carro, desceram armados e botaram a gente no chão, pegando todos os pertences", narrou um homem alvo do crime. "Presidiários saindo para fazer assalto fica estranho", acrescentou.

Os três suspeitos foram presos pelos crimes. O trio deveria estar totalmente recolhido na Penitenciária Agrícola Mário Negócio, onde eles teriam de cumprir pena integralmente. Mesmo sem possuir autorização legal para deixar a unidade, os três saíram e praticaram os assaltos antes de retornar à prisão, sem terem a ausência percebida.

"A facilitação que eles podem ter tido é de um elemento de fora em algum veículo, já que a penitenciária fica às margens da rodovia que liga Mossoró a Baraúna, para dar cobertura a eles, que foram identificados e autuados em roubo e ainda teve um que tentou subornar um policial civil", informou o vice-diretor da Mário Negócio, José Fernandes, também em entrevista ao telejornal.

Pesquisa aponta os 50 carros mais roubados em todo o País
Uma pesquisa divulgada no mês passado pelo site Exame.com apontou os 50 carros mais roubados em todo o País. O levantamento mostrou que no ano passado, o automóvel mais visado pelos ladrões foi alvo de mais de dois mil roubos ou furtos.

O Índice de Veículos Roubados (IV-R), divulgado pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), deu conta de que o Volkswagen Voyage foi o mais visado por ladrões em 2014. No período, foram roubados ou furtados 2.053 veículos, de um total de 119.428,94 carros do modelo que têm seguro no País, ou o equivalente a um índice de 1,719%.

O índice é obtido a partir da divisão do número de sinistros (que é a soma entre os casos de roubos e furtos) pelo número de veículos segurados de cada modelo. Os dados são coletados a partir de apólices ativas e de dados informados pelas seguradoras à Susep.

Veículos com índices de roubo elevado geralmente têm seguros mais caros. "Apesar de outros fatores terem peso no preço da proteção, como perfil do motorista e custo de conserto, o índice de roubo e furto do veículo é responsável por 50% do custo do seguro", diz Marcelo Blay, diretor da Minuto Seguros, site comparador de preços da proteção.

No entanto, o índice de roubo de cada modelo pode variar em cada Estado e até entre os bairros de uma mesma cidade. "Ou seja, os índices de modelos mais roubados servem apenas como referência ao consumidor na hora da compra", diz Blay.

METODOLOGIA
Para tornar a amostra mais representativa, foram incluídos no ranking apenas os índices de roubos dos 50 veículos mais vendidos no País entre 2010 e 2014, de acordo com dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE).


A montagem do ranking, portanto, foi feita da seguinte forma: inicialmente, foram selecionados os 50 carros mais vendidos do País nos últimos cinco anos; em seguida, foram verificados os índices de roubos e furtos de cada um deles; e por fim, os modelos foram listados em ordem decrescente, dos mais roubados para os menos roubados.

De Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente