O Volkswagen Golf 2.0 TSI é o
modelo que tem o maior custo de manutenção, de acordo com o Índice de
Manutenção Veicular (IMV) do Centro de Experimentação e Segurança Viária
(Cesvi). Na segunda posição, está o Volkswagen Jetta, também na versão 2.0 TSI.
A pontuação do IMC varia de 10
a 60 pontos. Quanto maior o IMV, maior é o custo de manutenção do veículo.
Enquanto o IMV do Volkswagen Golf soma 52 pontos, o índice do Jetta é de 49
pontos.
Alessandro Rubio, coordenador
técnico do Cesvi, afirma que veículos novos no mercado, mais modernos e com
motores turbo (que podem receber o nome de TSI ou THP, conforme a montadora)
geralmente têm manutenção mais cara.
No entanto, esse custo
adicional para manter o carro pode ser compensado por um consumo menor de
combustível, uma das características de motores mais sofisticados.
Por isso, além de considerar o
custo de manutenção, o consumidor também deve avaliar o consumo de combustível
(veja quais são os carros com menor consumo de combustível) e o valor de reparo
após batidas (veja quais são os 10 carros mais fáceis e baratos de consertar)
de cada modelo, recomenda Rubio, do Cesvi. “Dessa forma, será possível reduzir
os gastos após a compra de forma representativa”.
Metodologia
O IMV foi lançado neste mês e
analisou diferentes versões dos 45 carros mais vendidos do país em 2014,
segundo os dados de emplacamentos da Federação Nacional da Distribuição de
Veículos Automotores (Fenabrave). Como foram analisadas diferentes motorizações
e carrocerias (como sedã ou hatch) de um mesmo modelo, ao todo foram avaliadas
86 versões.
O cálculo soma os preços de
peças sugeridos pelas montadoras e valor médio da mão de obra nas cinco regiões
do país em manutenções preventivas e preditivas. Essas despesas são levantadas
para cada modelo durante os primeiros 100 mil quilômetros rodados.
Enquanto a manutenção
preventiva segue um calendário determinado pela montadora no manual do
proprietário do veículo e tem como objetivo prevenir falhas em componentes que
possam causar acidentes, a manutenção preditiva inclui despesas com reparos de
peças e problemas mais relacionados ao desgaste natural do carro.
EXAME.com já mostrou quais
carros têm o menor custo de manutenção, segundo o IMC. Confira agora os 15
carros que geram mais despesas de manutenção para seus proprietários, de acordo
com o índice do Cesvi.
Exame
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