SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Presos são transferidos do Pereirão para o presídio Rogério Coutinho Madruga

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) iniciou na noite desta terça-feira (24) o remanejamento de detentos entre os presídios do Rio Grande do Norte. O objetivo da ação é separar membros de facções rivais e pôr fim aos confrontos e mortes que estão acontecendo dentro das penitenciarias. A medida começou com o remanejamento de 71 apenados do Pereirão e segue com a transferência de cerca de 170 detentos entre os presídios do estado.

Os 71 presos do Pereirão foram transferidos para o presídio Rogério Coutinho Madruga, mais conhecido como Pavilhão 5, situado por trás da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal, onde já estão abrigados 465 presos, de acordo com os últimos dados da Sejuc/Coape.

O coordenador de Administração Penitenciária (Coape), Durval Franco, disse que essas transferências vão continuar em Natal e até em Mossoró “conforme as necessidades e as situações de cada presídio”. Ele não quis detalhar como estão sendo feitas essas operações por questão de segurança e garantir a integridade física dos próprios presos e dos agentes penitenciários e policiais militares envolvidos nesse remanejamento da população carcerária do sistema penitenciário do Estado.

Segundo a assessoria de comunicação da Sejuc, o remanejamento de presos é necessário para evitar qualquer tipo de tumulto dentro das unidades prisionais. Em relação à briga de facções dentro das penitenciárias, a assessoria do órgão confirmou a existência de presos simpatizantes a facções criminosas como o Primeiro Comando da Capital (PCC), de São Paulo, e o Sindicato do Crime do Rio Grande do Norte.

Oito presos mortos
Rebeliões e rivalidades entre presos já resultaram, este ano, no assassinato de oito presos nas dependências do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte, além de dois casos que estão sob suspeita de homicídio, pois supostamente as vítimas morreram por enforcamento. Os casos estão sob investigação.

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) e a Coordenadoria de Administração Penitenciária divulgaram os últimos dados da população carcerária do Rio Grande do Norte. Confira abaixo.

7.735 é o número de presos

Regime fechado   3.258
Regime provisório   2.878
Regime semiaberto   910
Regime aberto   689

Presídios com mais presos

Penitenciária de Alcaçuz   922
João Chaves (Natal) 896
PEP Parnamirim   786
Penitenciária Caicó   551
CPEA Mario Negócio 519
Pavilhão 5 (Alcaçuz) 465
Cadeia Pública Natal   435
João Chaves (fem) 274
Cadeia Pública Nova Cruz 273
Cadeia Pública Mossoró 264

No Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente