SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Em fim de semana violento, polícia registra 21 mortes na Grande Natal

De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) a sequência de assassinatos ocorridos entre sábado (26) e domingo (27), em Natal, será investigada e apurada pela Delegacia Especializada em Homicídios da Polícia Civil (Dehom). A Sesed reconhece que o fim de semana foi violento na capital e garante que tem tratado a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no Rio Grande do Norte de forma comprometida, transparente e compartilhada com todos os setores da sociedade por meio da Câmara Técnica de Mapeamento dos Crimes Violentos Letais Intencionais, instituída pelo Governo do Estado, em fevereiro deste ano, com o objetivo de melhorar a inteligência sobre a investigação, prevenção e repressão dos crimes intencionais contra a vida.

A Câmara Técnica sobre os CVLIs tem como componentes o Tribunal de Justiça, o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Ordem dos Advogados do Brasil, o Conselho Estadual dos Direitos Humanos, além de Universidades, órgãos de Segurança Pública, entre outros.

Quanto ao pico nos índices de assassinatos registrados neste fim de semana, a Secretaria disse que trabalha com todas as possibilidades de motivações, entre elas, o confronto entre facções criminosas pelo tráfico de drogas e que ainda é muito prematuro para falar sobre alguma relação entre eles.

A Sesed comunica que por meio do Instituto Técnico de Perícia (ITEP) e da Polícia Civil recolheu provas nos locais dos crimes, que deverão ser usadas nas investigações e que a elucidação destes casos virá ao fim do inquérito policial.

De acordo com a Secretaria, o patrulhamento já foi intensificado na capital, visando monitorar os locais onde ocorreram os assassinatos.

Segundo levantamento da Câmara Técnica de Mapeamento de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), o Rio Grande do Norte registrou pelo sétimo mês consecutivo redução nos índices de crimes violentos letais intencionais, o que não ocorria nos últimos dez anos. No acumulado dos oito primeiros meses de 2015 a redução foi de 12,03% no número de CVLIs, caindo de 1.214 em 2014 para 1.068 este ano, o que representa 146 assassinatos a menos neste período.

Em agosto deste ano, a queda nos índices de CVLIs chegou a 6,25%, quando comparado com o mesmo mês do ano passado, caindo de 144 mortes para 135.

Em Natal, a redução no número de crimes violentos letais intencionais foi ainda mais significativa, caindo de 395 mortes de janeiro a agosto de 2014 para 311 assassinatos no mesmo período deste ano, o que significa uma redução de 21,27%, ou seja, 84 assassinatos a menos na capital. A zona Sul apresentou a maior redução (-59,09%), seguido pela Leste (-20,37%), Norte (-15,72%) e Oeste (-12,39%).


Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente