SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

domingo, 29 de novembro de 2015

Governo comprova relação de bebês com microcefalia e vírus zika

O governo brasileiro confirmou, neste sábado, a relação entre o vírus zika e o surto de microcefalia no Nordeste. Por meio de nota, o Ministério da Saúde informou que o Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA), apresentou exames de sangue e tecidos realizados em um bebê do Ceará com microcefalia e demais malformações congênitas que indicou a presença do vírus: “A partir desse achado do bebê, que veio a óbito, o Ministério da Saúde considera confirmada a relação entre o vírus e a ocorrência de microcefalia.”

Segundo a nota, as investigações sobre o tema devem continuar para esclarecer questões como a transmissão do vírus, a sua atuação no organismo humano, a infecção do feto e o período de maior vulnerabilidade para a gestante. “Em análise inicial, o risco (de microcefalia) está associado aos primeiros três meses de gravidez.” Na semana que passou, o governo apontou as primeiras comprovações de morte relacionada ao zika no mundo. 

Na segunda-feira, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, deverá apresentar, em entrevista coletiva, mais detalhes sobre as pesquisas do Evandro Chagas, órgão ligado o ministério.

Na nota, o governo aponta que “o momento agora é de unir esforços para intensificar ainda mais as ações e mobilização” para conter o mosquito transmissor da dengue, zika e chicungunha: o Aedes aegypti. Na semana passada, o governo lançou uma campanha de combate ao mosquito. “O resultado do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) indica 199 municípios brasileiros em situação de risco de surto de dengue, chicungunha e zika, sendo necessária uma mobilização, de todos, imediata.”

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente