SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Em feito histórico, SpaceX lança satélites e faz foguete pousar de volta em plataforma

Num feito histórico na era espacial, a empresa americana SpaceX - do cientista multibilionário Elon Musk - conseguiu realizar o pouso de seu foguete Falcon 9. É a primeira vez que um foguete vai ao espaço e retorna em pouso vertical, um feito inédito na história espacial motivado pelo objetivo de reduzir custos e de transformar os foguetes em naves com possibilidade de reutilização.

A SpaceX lançou o Falcon 9 para transportar 11 satélites à órbita baixa da Terra, e depois conseguiu fazer retornar ao planeta a primeira fase do lançador.

O foguete decolou às 20H29 (23H29 de Brasília) de Cabo Canaveral, Flórida. Alguns minutos depois do lançamento, a primeira fase do foguete - que dá a potência na decolagem - se desprendeu e iniciou o retorno à Terra, enquanto a segunda fase manteve a propulsão dos satélites para o espaço.

Ou seja, a SpaceX não só conseguiu colocar 11 satélites comerciais simultaneamente em órbita terrestre baixa como realizou com sucesso o pouso do primeiro estágio do foguete numa plataforma no Cabo Canaveral.

O feito marca a volta triunfante da SpaceX ao negócio de foguetes, em sua primeira missão desde um acidente devastador em meados do ano.

Graças a motores que amenizaram a queda, o primeiro estágio desceu suavemente e pousou de forma vertical 11 minutos após o lançamento, revelaram imagens da operação divulgadas ao vivo pela empresa do magnata Elon Musk. O segundo estágio colocou em órbita, com sucesso, os 11 satélites da companhia de comunicações ORBCOMM, com sede em Nova Jersey.

Recuperar o primeiro estágio do foguete Falcon 9 permitirá à SpaceX poupar muito dinheiro, já que atualmente os componentes destes aparelhos custam milhões de dólares e são destruídos após cada lançamento.

No dia 28 de junho, um Falcon 9 explodiu dois minutos após ser lançado, destruindo uma nave de carga não tripulada Dragon com provisões para os astronautas que vivem na Estação Espacial Internacional (ISS).

O Globo

Um comentário:

  1. Aguardando o dia em que as viagens espaciais serão tão normais como uma viagem entre países. Fico imaginando a vista do nosso planeta lá da magnetosfera. Ainda veremos isso em vida. Viva a ciência!

    ResponderExcluir

Reflita, analise e comente