SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Em uma semana, casos suspeitos de microcefalia crescem 15,8%

Novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde aponta 2.782 casos suspeitos de microcefalia em 2015. O número é 15,8% maior que as 2.401 notificações registradas no último balanço do governo, apresentado há uma semana. No Rio de Janeiro, são 82 casos suspeitos de malformação encefálica relacionada ao vírus zika, contra 57 verificados no boletim anterior. No país, há 40 mortes sendo investigadas.

Na semana passada, o Ministério da Saúde divulgou, pela primeira vez, um boletim classificando os casos em três categorias: sob investigação, descartados e confirmados. Do total de 2.401 notificações suspeitas de microcefalia relacionadas ao zika, 134 haviam sido dadas como confirmadas na ocasião. No balanço de hoje, a pasta voltou à metodologia anterior, de apresentar apenas o total de casos suspeitos, porque os profissionais de saúde não têm conseguido fazer os diagnósticos de maneira padrão, segundo o protocolo publicado recentemente pela pasta.

Cláudio Maierovitch, diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, defendeu o recuo como forma de dar transparência aos dados e evitar erros:

- Os estados nos relataram dificuldades na classificação e enquadramento confiáveis como casos confirmados e descartados. Decidimos voltar a trabalhar com dados agregados, de notificação. Continuaremos assim enquanto houver dúvidas -- explicou Maierovitch - Temos feito videoconferência com equipes de vigilância em todos os estados para que os critérios (do protocolo de diagnóstico) fiquem claros.

Pernambuco continua sendo o local com mais registros: 1.031. A Bahia corrigiu números repassados de forma duplicada, segundo Maierovitch, passando de 316 casos suspeitos no último boletim para 271 no balanço atual. As notificações estão espalhadas por 618 municípios de 19 estados mais o Distrito Federal.

O aumento de 15,8% dos casos suspeitos, em relação ao boletim da semana passada, é menor do que as médias verificadas desde novembro, quando o governo passou a divulgar os dados da microcefalia. Entre 21 e 28 de novembro, por exemplo, o número chegou a saltar 68%. Para Maierovitch, é precipitado fazer qualquer análise sobre o ritmo de desaceleração dos registros:

- Não temos homogeneidade de critérios suficientes para fazer essa análise global para dizer que já temos uma velocidade diminuindo - afirmou Maierovitch.

O Ministério da Saúde decidiu reforçar a orientação, já existente em todos os hemocentros do país, de aplicar uma espécie de quarentena a doadores de sangue que apresentarem sintomas de zika -- como febre baixa, manchas vermelhas e dor no corpo -- nos últimos 30 dias. Eles ficam inaptos a doar por 30 dias após a recuperação clínica completa.

Alberto Beltrame, secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, informou que esse procedimento já é adotado quando se verifica a infecção por qualquer virose no momento do questionário com perguntas sobre o estado de saúde do candidato a doador.

No entanto, depois da ocorrência de transmissão de zika por transfusão de sangue, notificada em Campinas, o governo decidiu reforçar a orientação da quarentena de 30 dias. Por enquanto, não há previsão da inclusão de um exame laboratorial para identificar zika no sangue doado nos hemocentros, até porque os testes específicos só conseguem captar o vírus no material colhido na fase aguda da doença.

META
O governo reafirmou, nesta terça-feira, a meta de visitar 100% dos imóveis no país, até 31 de janeiro, para combater focos do mosquito Aedes Aegypti, que transmite zika, chikungunya e dengue. Cada um dos 266 mil agentes comunitários de saúde espalhados pelo Brasil, em parceria com 43,9 mil agentes de endemias, deverão cumprir uma média de 20 visitas ao dia.

As estratégias vêm sendo desenhadas nas salas de comando e controle que 16 estados já montaram e que mantêm contato direto com o centro que funciona em Brasília, com a participação do governo federal. De acordo com as necessidades dos municípios, afirmou Maierovitch, outros atores serão demandados no combate ao mosquito, tais como Exército, Defesa Civil, bombeiros, polícias, vigilâncias sanitárias e equipes de limpeza urbana.

O diretor do Ministério da Saúde voltou a fazer um apelo à população para que inspecionem com cuidado a própria casa antes de sair de viagem, muito comum nesta época de fim de ano e de férias escolares. Ele ressaltou também que o verão, período marcado por muita chuva em alguns estados, é propício à proliferação do Aedes. Os casos de dengue, lembrou Maierovitch, começam a se intensificar no final de fevereiro só voltando a se normalizar, em termos numéricos, entre julho e agosto.


A promessa de distribuição de repelentes a grávidas, de acordo com ele, continua dependendo de reuniões feitas com fabricantes de repelentes. Maierovitch informou que houve encontros na última semana para tratar da questão, mas que o governo ainda espera informações sobre capacidade de produção e custos das empresas para fechar alguma compra.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente