Ao que tudo indica, este ano o
Carnaval será mais econômico. Só 31% dos brasileiros devem viajar durante o
feriado e, entre os que pretendem ficar em casa, 44% afirmam que pretendem
gastar no máximo R$ 300 para curtir a folia em suas cidades. Os dados são da
Pesquisa de Carnaval do Groupon, realizada pelo segundo ano consecutivo pela
plataforma de comércio eletrônico.
O estudo também mostrou que,
neste ano, até meados de Janeiro, 46% dos entrevistados ainda não sabiam o que
fariam no feriado; entretanto, 43% deles confirmaram que planejam participar
das festas.
“Os dados mostram que o
orçamento do brasileiro realmente está curto, mas que, mesmo assim, ele não
pretende deixar de curtir o Carnaval”, disse em nota João Pedro Serra,
vice-presidente de Vendas do Groupon Brasil.
Como o brasileiro enxerga o
Carnaval
As três definições que melhor
descrevem o Carnaval são “um momento para relaxar”, “um período para viajar” e
“passar um tempo com a família e amigos” – na mesma linha, 71% responderam que
o melhor do Carnaval é poder descansar.
A pesquisa também apontou dados
curiosos sobre a relação do brasileiro com a data. Por exemplo, dois terços dos
entrevistados corroboraram a velha máxima de que “o ano só começa depois do
Carnaval”.
Em matéria de popularidade, o
Carnaval ainda reina, considerado o melhor ou um dos maiores evento do ano,
para 82% – aliás, 65% dos entrevistados acreditam que o Carnaval é tão amado
pelos brasileiros quanto o futebol, embora 49% deles não concordem com a
afirmação de que a festa representa o Brasil e o povo brasileiro. Outra
informação bastante curiosa é que 40% dos entrevistados não sabiam a origem ou
o significado do Carnaval, mas concordam que é uma excelente festa.
A maioria das pessoas se
programa para aproveitar a folga
Apesar de ter a fama de
resolver tudo de última hora, quando o assunto é Carnaval quase metade dos
brasileiros gasta algumas semanas planejando-se para a folia e só 11% não se
programam e arranjam atividades de última hora. Entre os que pretendem aderir à
festa, 23% dos entrevistados devem procurar atividades em suas cidades, com um
orçamento econômico. O estudo foi realizado entre os dias 13 e 17 de janeiro,
com um total de 942 entrevistados.
Portal no Varejo
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