A empresa Continental afirmou
nesta quinta-feira, nos Estados Unidos, que encontrou problemas em airbags
produzidos por ela e usados em 5 milhões de veículos das marcas Chrysler,
Honda, Mazda, Mercedes-Benz e Volvo no mundo.
É o segundo fabricante a
anunciar defeitos em airbags nos últimos anos: a japonesa Takata assumiu falha
em seus equipamentos em 2013, provocando o que já é considerado o maior recall
da história, com mais de 30 milhões de veículos.
No caso da Continental
Automotive Systems, que é uma empresa do mesmo grupo da que faz pneus, o
problema é o uso de um lubrificante que pode contaminar peças com o tempo,
impedindo a abertura do airbag. Há 2 casos de acidentes com feridos envolvendo
o problema, diz a agência nacional de segurança viária dos EUA (NHTSA).
A situação dos airbags da
Takata é ainda mais grave: há 10 mortes ligadas aos airbags defeituosos; no
caso deles, o gás usado na abertura pode trincar uma peça metálica do sistema,
que pode explodir durante a abertura, atirando fragmentos de metal contra os
ocupantes.
Recalls começam nos EUA
Os carros envolvidos no recall
da Continental foram fabricados entre 2006 e 2010. Os primeiros relatos de
problemas surgiram em 2008 e a NHTSA começou a investigar o caso em agosto
passado. Uma porta-voz da fabricante informou à agência Reuters que, dos 5
milhões de veículos com problema no airbag, 1,5 milhão a 2 milhões estão nos
EUA.
A Honda anunciou o recall de
341 Accord anos 2008 a 2010 que usam esses airbags. A montadora diz ter
recebido 1.575 pedidos de troca, na garantia, e relatos de 2 pessoas feridas
por causa da falha. Ainda são analisados outros 74 casos de airbags de carros
da marca que não abriram.
Em um desses casos, um pai
informou que seu filho ficou ferido ao bater em uma barreira de concreto na
Flórida, em 2008, porque o airbag não foi acionado.
Com relatos de 25 falhas, a
Fiat Chrysler vai chamar 112 mil veículos nos EUA, incluindo Dodge Journey
2009, Dodge Grand Caravan e Chrysler Town and Country 2008-2009, e Volkswagen
Routan 2009, que a Chrysler montava para a fabricante alemã.
Em outubro passado, a Mercedes
chamou 126 mil veículos nos EUA, incluindo unidades do Classe C 2008-2009 e GLK
2010.
Auto Esporte G1
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