O aumento do Imposto sobre
Circulação de Mercadorias (ICMS) em 12 estados do país, previsto para este
início de ano, vai forçar uma nova rodada de redução dos descontos oferecidos
no preço final dos remédios no varejo, segundo a indústria do setor. No Rio, a
alta do ICMS está prevista para março, e a alíquota vai passar de 19% para 20%,
a mais alta entre os estados que estão elevando o imposto. Na prática,
descontos menores significam alta de preço para o consumidor.
— No Brasil, 34% do preço
final dos remédios equivalem a impostos, e já estamos entre os cinco países com
a maior carga tributária sobre medicamentos. O aumento do ICMS força uma nova
redução nos descontos oferecidos no varejo, pois significa aumento de custo
para os fabricantes. Já vínhamos tendo mais gastos com a alta do dólar e
perdendo margem com a inflação — diz Antônio Britto, presidente-executivo da
Interfarma, a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma),
que representa 52 empresas do setor, responsável pelo levantamento sobre os
aumentos do ICMS nos estados.
Os fabricantes têm autorização
do governo federal para reajustar o preço apenas uma vez por ano. Em 2015,
segundo o IBGE, a alta foi de 6,89% e, em janeiro deste ano, de 0,28%.
Segundo Britto, até o ano
passado, o desconto médio nos medicamentos genéricos era de 64%, e nos remédios
de referência variava de 18% a 20%. Este patamar de descontos já estava afetado
pela alta do câmbio. Antes da disparada do dólar, nos genéricos, era possível
encontrar descontos de até 80%, e, nos de referência, o abatimento chegava a
40%.
— É impossível calcular qual
será a nova redução destes descontos, mas é a única forma que fabricantes,
distribuidores e farmácias têm para manter suas margens — diz o
presidente-executivo da Interfarma.
VENDAS CRESCERAM 11%
A Abrafarma, que reúne as
maiores redes do varejo do setor, informou ao GLOBO que o desconto médio nas 28
redes de farmácias associadas tem se mantido estável, em 25,16%. Os abatimentos
já vinham sendo reduzidos desde o ano passado, conforme reportagem publicada em
dezembro pelo GLOBO. Em levantamento informal feito em farmácias, foram
encontrados descontos entre 15% e 30% nos genéricos de uso contínuo, e de 7% a
25% nos de marca.
Mesmo com queda nas margens e
apesar da crise econômica, as vendas no mercado farmacêutico tiveram um
crescimento de 11% nas farmácias em 2015. O faturamento do setor chegou a R$
46,4 bilhões, ante R$ 42 bilhões no ano anterior. O número de doses vendidas
também aumentou, passando de 130 bilhões para 139,5 bilhões. O levantamento foi
realizado pela Interfarma com base nos dados da IMS Health e leva em
consideração o preço com desconto praticado no varejo.
O Globo
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