SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Presidente da Fecomércio oferece café da manhã a aprovados e formandos da Escola Sesc de Ensino Médio

Durante o evento, selecionados para o período 2016-2019 puderam ouvir um pouco da experiência de quem viveu no Rio de Janeiro nos últimos três anos

Duas faces de uma mesma moeda. De um lado, quatro adolescentes, acompanhados dos pais e prestes e deixar o conforto e segurança que a presença física da família proporciona. Do outro, duas adolescentes seguras (sem a presença de nenhum membro da família), cheias de histórias para contar, com muita vontade de viver de novo as experiências dos últimos três anos, e se enxergando naqueles que estavam do outro lado da mesa. Em comum, histórias de sucesso e o sentimento de superação, de crescimento pessoal e intelectual.

Um pouco destas histórias foram contadas na manhã desta terça-feira, 23, no Sesc Enseada Praia Hotel, pelos alunos que foram aprovados em 2016 e pelas alunas concluintes em 2015 da Escola Sesc de Ensino Médio, que foram recebidos para um café da manhã de troca de experiências pelo presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz. Os alunos concluintes, inclusive, foram todos aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio. Também estavam presentes a diretora regional do Sesc, Jeane Amaral; a diretora de Programas Sociais, Ilsa Galvão; a diretora administrativo-financeira, Elza Isac; além de gestores da área de educação do Sesc.

“Tudo o que a Esem me proporcionou mudou minha forma de agir, de pensar. Ao longo destes três anos você compartilha de tudo com todos, você constrói amizades. Alguns dos professores moram na escola, e eles viram seus familiares tamanho é o suporte que a instituição dá”, afirmou a concluinte Vanessa Lima, que foi aprovada em Nutrição e Enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ambas em primeiro lugar.

A Escola Sesc de Ensino Médio, projeto pioneiro na área de Educação, localizada na Barra da Tijuca, é uma escola-residência, inteiramente gratuita, que atende a alunos de todo o país. Inaugurada em 19 de fevereiro de 2008, com 176 alunos, hoje a unidade opera com capacidade plena: são 500 estudantes nas três séries do Ensino Médio, que moram nas vilas residenciais, junto com professores e gestores. Além dos quatro estudantes que iniciarão este ano um novo ciclo, outros 34 alunos potiguares já concluíram o ensino médio na escola carioca.

As turmas têm no máximo 15 estudantes, com idades entre 13 e 18 anos. O projeto pedagógico da Escola se baseia na formação da cidadania e na articulação da área acadêmica e da educação profissional. O regime de horário integral possibilita a oferta de atividades educativas em salas de aula e extraclasse em diversos espaços externos e internos da Escola, tais como: centro de liderança, teatro, laboratórios, oficinas, salas de artes, música e dança, biblioteca e complexo esportivo.

A diretora regional do Sesc, Jeane Amaral, ressaltou que “este momento é muito importante para que os pais de tranquilizem. A Esem dá um suporte grande aos alunos, mas também tem um atendimento diferenciado junto aos pais, que estão confiando seus filhos à instituição”. “Para conseguir uma vaga na Esem é um processo seletivo bem concorrido, então devemos encarar essa aprovação como uma grande vitória. Mas se eu não confiasse na escola, se não confiasse no Sesc, não deixaria minha filha ir”, disse Evaline Macedo, mãe da aluna aprovada Dalva Sdhèverlie de Macedo e Lima, que é carateca faixa preta do Sesc. “Já fui à Suíça competir pelo Sesc e com o apoio do Sistema Fecomércio. Mas deixei de ir para a Seleção Brasileira de Karatê para ir para a Esem. Estou com uma expectativa muito grande”, afirmou Dalva.

Os investimentos em educação fazem parte do eixo de atuação do Sistema Fecomércio RN na promoção do desenvolvimento social e econômico do estado. Por meio do Sesc, a instituição mantém cerca de 5 mil alunos matriculados, entre PHE (reforço escolar), educação infantil e de jovens e adultos. Há quatro anos oferece 400 vagas anuais para o cursinho gratuito de preparação para o Enem, em natal, Caicó e Mossoró.

“São alunos que ganham do Sistema Fecomércio a oportunidade de concorrer melhor preparados por uma vaga em uma universidade pública. No ano passado, foram 43 destes alunos aprovados no Enem. Com isso, sabemos que estamos ajudando a construir novas e melhores histórias de vida”, disse Marcelo Queiroz.

A aluna aprovada Caroline Almeida Reis, contou que o irmão dela já tinha feito a seleção e não tinha sido aprovado nas entrevistas. “Como ele ficou um pouco decepcionado, minha mãe não queria que eu fizesse com medo que acontecesse o mesmo comigo. Mas fui adiante e fui aprovada. Agora não vejo a hora”. “O conselho que dou é que aproveitem ao máximo porque os três anos passam rápido. Dentro da Esem, o RN tem a fama de ser o estado com os alunos mais unidos e os mais inteligentes. E essa união é muito boa porque uns ajudam aos outros, principalmente neste primeiro ano, quando tudo é novidade, quando são muitas informações para absorver”, ressaltou Anni Elize Pontes, concluinte de 2015 e aprovada em 2º lugar em Ciências Biológicas na UFRN.

“Tanto aos concluintes, que agora irão para os bancos das universidades, quanto para os aprovados para cursar o ensino médio, quero desejar que esta seja apenas uma de muitas vitórias que vocês irão colecionar na vida. É uma enorme alegria para o Sistema Fecomércio poder oferecer esta oportunidade a vocês. Aos que irão para o Rio de Janeiro, também desejo sorte e sucesso nesta nova etapa de vida, na qual a perseverança e a vontade de trilhar caminhos vitoriosos serão o remédio para suportar a saudade da família, dos amigos e da terra Natal”, concluiu Queiroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente