O presidente do Sistema
Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, apresentou ao Governador Robinson
Faria, na manhã desta quinta-feira, 11, a pesquisa do perfil dos argentinos que
visitam o Rio Grande do Norte se utilizando do voo direto Buenos Aires/Natal,
implantado em setembro de 2015 num esforço do atual governo. Além de traçar o
perfil dos visitantes, a pesquisa também mediu o grau de satisfação deles, as
razões que os levaram a escolher o nosso estado para fazer turismo, seus
gastos, e o grau de satisfação com os serviços públicos utilizados no RN
durante a estadia. Também participaram da reunião para apresentação da
pesquisa, que aconteceu na Governadoria, o secretário estadual de Turismo, Ruy
Gaspar; a assessora de comunicação do Estado, Juliska Azevedo; e o diretor
executivo da Fecomércio, Jaime Mariz.
A pesquisa executada pelo
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC) da Fecomércio, no
Aeroporto Internacional Aluízio Alves, durante os dias 31 de outubro, e 07 e 14
de novembro de 2015, mostra que o voo direto entre as duas capitais foi fator
decisivo para que argentinos optassem pelo Rio Grande do Norte como destino, já
que 87,1% deles estavam em sua primeira viagem ao estado. 99,3% dos turistas
recomendariam o estado como destino turístico; e 94,3% deles pretendem voltar,
desde que o voo direto seja mantido. Para 62,9% dos entrevistados, a
experiência de visita ao estado foi satisfatória, enquanto que 35,7% disseram
ter suas expectativas superadas.
“O resultado apresentado pelo
presidente Marcelo Queiroz, com um alto grau de satisfação do turista que
visita o RN, comprova a viabilidade do voo Buenos Aires/Natal. A partir de
agora, a pesquisa será um importante instrumento para que possamos aumentar a
frequência do voo vindo da Argentina e prospectar outros destinos da América do
Sul, como Colômbia e Chile”, comemorou o governador Robinson Faria. De acordo
com informações do Governo do Estado, o voo proveniente de Buenos Aires chega
ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante trazendo, em média, cem visitantes por
semana, e está com todos os assentos vendidos até o final do mês de março.
“É um resultado bastante
positivo e mostra que Natal é um destino forte, que o RN é um destino forte.
Agora, com os dados da pesquisa em mãos vamos trabalhar também para retomar o
mercado espanhol, além de conseguir voos vindos da Alemanha, Suécia e Noruega”,
afirmou o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar, que esclareceu ainda que
hoje o RN recebe sete voos diretos de quatro destinos: além da Argentina,
Portugal, Cabo Verde e Itália.
“Esta é mais uma pesquisa que
a Fecomércio RN realiza, cumprindo o papel de mensurar o impacto de medidas e
ações públicas na nossa economia, sobretudo no comércio, serviços e turismo. Os
números foram bastante positivos, destaco o nível de satisfação dos visitantes
com o nosso destino (96,4%); o fato de que 99,3% pretendem recomendar o estado
a amigos e parentes; o percentual de 94,3% que pretendem voltar a Natal e o
gasto médio diário deles que ficou em $382,20 um número bem acima dos $210,92
que gasta por dia o turista nacional aqui. Em resumo, vimos que este é um
turista desejável e com um enorme potencial para ser trabalhado por nós”,
concluiu o presidente Marcelo Queiroz.
Perfil dos argentinos que
visitam o RN
O turista argentino que veio
ao RN é adulto (61,4% possuem entre 26 e 50 anos); predominantemente do sexo
feminino (60%); e com graduação completa ou pós-graduação (68,3%). A maior
parcela dos entrevistados (70%) possui renda mensal individual acima dos US$
1.524; são casados (47,1%); viajaram na companhia da família (51,4%); e
gastando, em média, por pessoa, R$ 382,20 por dia. Quase 95% dos argentinos
avaliaram o voo como sendo ótimo ou bom, uma vez que houve uma diminuição do
tempo do percurso e de possíveis transtornos que ocorrem durante escalas e conexões.
Apesar das reclamações em torno da dificuldade de acesso a transporte no
Aeroporto de São Gonçalo, 83,7% dos entrevistados se mostraram satisfeitos.
A maior parte dos viajantes
vieram a Natal para fazer turismo (93,7%), motivados principalmente pelas belezas
naturais (88,6%), e dispensando os serviços de agências de viagem (80%). Foi a
informação transmitida boca a boca (50,7%), seguida daquelas encontradas na
internet (43,6%), que fizeram com que o turista argentino escolhesse o RN como
destino, quase a metade deles se hospedando em hotéis da cidade.
Dados sobre os gastos dos
viajantes refirmam a importância do turismo para a economia do estado, que
sente reflexos positivos em segmentos como rede hoteleira, bares, restaurantes,
transportes, casas noturnas, comércio, entre outros. A maior fatia das despesas
durante a permanência no RN ficou com alimentos/bebidas (80%), seguido de
diversão/passeios, hospedagem, compras, e transporte local.
No que diz respeito ao que
mais agradou ao turista argentino em sua permanência no RN, destacam-se os
atrativos naturais (96,4%). Foram apontados, ainda, com percentuais superiores
a 20%, os preços cobrados, a infraestrutura e a limpeza pública. Quando
convidados a dar notas aos serviços e infraestrutura, o acesso ao Aeroporto
Aluízio Alves obteve a menor avaliação (nota média 7,5); seguido de atrativos
históricos (7,7); comércio (7,7); e informação/sinalização turística (7,9);
enquanto que os atrativos naturais e a hospitalidade obtiveram notas superiores
a 9.
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