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domingo, 27 de março de 2016

Com baixa procura, varejo despenca o preço do ovo de Páscoa

Quem deixou para comprar os ovos de Páscoa na última hora conseguiu fazer uma economia de até 73%. Com a baixa procura, o varejo despencou os preços do chocolate e investiu em condições especias de compra para atrair o consumidor. De acordo com o Clube dos Diretores Lojistas (CDL) do Rio de Janeiro, no ano passado, 73,5% do estoque já tinha sido vendido no domingo que antecedeu o domingo de Páscoa, contra 52,5% deste ano.

Para o economista-chefe da Confederação Nacional do Comércio (CNC) Carlos Thadeu de Freitas, com a crise, a expectativa de uma Páscoa não muito doce, com queda de 3,4% nas vendas, em relação a 2015, deve se confirmar. 

— A páscoa no ano passado já foi fraca e esse ano está sendo ainda pior. Com a recessão a páscoa virou uma xepa de feira, quanto mais próximo mais barato. E os preços vão cair ainda mais, já que os varejistas não podem estocar os ovos — avalia.

No Supermercado Guanabara o ovo de Páscoa Bis Xtra (300g) da Lacta despencou de R$ 55,99 para R$14,99. O Talento da Garoto (375g) estava de R$45,99 por R$14.99, já o Baton da Garoto (200g) caiu de R$19,99 para R$9,99, enquanto a caixa de bombom da mesma marca foi de R$ 8,99 para R$ 6,45. No Mundial o Kinder Ovo estava de R$43,90 por R$35,90 e o Ferrero Rocher de R$55,90 por R$39,95. Nas Lojas Americanas o ovo de Páscoa Milka Meio a Meio (176g) da Lacta caiu de R$ 42,50 por R$ 23,90, já o Rapunzel com Brinde Maleta 100g da Arcor baixou de R$ 49,90 para R$ 26,50. No Exta o Minnie Ovo caiu de R$54,90 para R$49,90. Além da redução nos preços, nas Lojas Americanas e no Extra na compra de um ovo o consumidor leva outro.

A professora Marta Rocha, de 59 anos, aproveitou as promoções de última hora. Ela levou chocolate para família inteira, dez caixas de bombom e cinco ovos, e calcula uma economia de mais de 50%.

— Eu sempre compro chocolate para todo mundo. Ovo para as crianças e bombom para os adultos. Esse ano com a crise estava me programando para comprar ovos menores, mas me surpreendi com os preços. Os valores originais estão altos, mas com a promoção estão valendo a pena — afirma.

De acordo com um levantamento feito pelo Professor Gilberto Braga, professor de Finanças do Ibmec/RJ, do Rio de Janeiro, os preços originais aumentaram, em média, entre 10% e 15%, comparando 2016 contra 2015, um pouco mais do que a inflação anualizada pelo IPCA. Já alguns fabricantes de ovos de chocolate diminuíram o peso dos ovos, mas mantiveram os preços do ano passado.

Para economizar, a diarista Naiara de Andrade, de 30 anos, também opta pelos ovos de chocolate só para as crianças e caixas de bombom para os adultos da família. Ela já havia garantido o de todo mundo nesse domingo, mas estava atenta ao locutor do supermercado que anunciava as promoções e acabou levando mais dois ovos.

— Com R$120 eu compraria só quatro ovos, mas eu consegui comprar dez e mais quatro caixas de bombom. Todo mundo vai ficar feliz e principalmente meu marido com a economia — brinca.

Já para a estilista Ana Paula Marques, de 33 anos, Páscoa não é sinônimo de chocolate. Ela conta que não costuma comprar o doce nessa época do ano. Mas enquanto fazia suas compras, as promoções acabaram atraindo a estilista, que não resistiu e levou dois ovos para casa, por R$9,90 cada.

— Eu acho besteira, ainda mais ovo, que os preços são absurdos. Mas hoje para não encalhar eles baixaram bastante, por isso resolvi levar para presentear minha sogra e minha mãe.

A promotora de vendas da Lacta, Denise Rocha, que trabalha há 8 anos na Páscoa, afirma que mesmo com promoções atrativas as vendas nunca foram tão fracas.

— Nesse sábado e domingo as vendas foram bem melhores, mas mesmo assim foram muito baixas. As pessoas não estão dispostas a gastar e só me perguntam qual é o ovo mais barato — conta.

De acordo com uma pesquisa feita pela dunnhumby, multinacional inglesa especialista em ciência do consumidor, dos mil clientes entrevistados em todo o Brasil, 57% disseram que fariam uma comemoração mais econômica, contra 50% no ano passado.

Apesar da crise, na rede de supermercados Guanabara foram comprados para a Páscoa 2.250 toneladas de chocolate para abastecer suas 24 lojas, o número corresponde a 10% a mais do que o ano anterior.

— Conseguimos uma boa negociação com os fornecedores e por isso foi possível repassar os chocolates a um preço muito acessível para o consumidor. Com isso superamos nossa expectativa de vendas e no início desse domingo já tínhamos praticamente zerado o nosso estoque e o que sobrou vai ficar ainda mais barato — afirma o diretor de Marketing da rede Albino Pinho.

PARCELAMENTO NO CARTÃO
Além das promoções, os varejistas investiram no parcelamento no cartão de crédito de marca própria como uma estratégia para atrair o cliente. As parcelas vão até seis vezes.


— É a primeira vez que recebemos pedidos para oferecer parcelamento de compras nos cartões de marca própria apenas para um período específico — conta Mauricio Meneghetti, gerente Comercial da DMCard. — E como nosso objetivo é oferecer um produto com foco no aumento das vendas de nossos parceiros, estamos atendendo a essa demanda —completa o executivo.

O Globo

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