SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

ANGICOS NA LISTA: Candidatos desistem de reeleição por causa da crise econômica, diz Femurn

Dos 122 prefeitos com direito a tentar a reeleição nos municípios do Rio Grande do Norte, 26 não vão concorrer ao cargo. Segundo um levantamento apresentado pela Federação dos Municípios do estado (Femurn), a crise financeira motivou a desistência dos candidatos. O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (26).

Ainda de acordo com a entidade, a realidade não é uma exclusividade do RN. De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), dos 4.024 municípios com prefeitos aptos à reeleição, 1.830 abriram mão da disputa eleitoral. O número, segundo o levantamento, é inédito.

Para o presidente da entidade e atual prefeito de Assu, Ivan Lopes Júnior, a falta de recursos limita a gestão dos prefeitos ao ponto de impedir qualquer tipo de investimento. "Hoje, os gestores são meros pagadores de salários, pois praticamente não existem mais obras ou investimento nos municípios. Mas a situação financeira das prefeituras é tão ruim com os déficits que amargamos, que não mal temos condições de pagar os salários”, afirmou.

Ainda segundo Ivan, o cenário revela a necessidade de uma nova divisão de recursos para os municípios. "É necessário que possamos fortalecer pautas como uma nova divisão tributária, para que os municípios tenham um retorno justo dos impostos, e cobrar dos entes superiores o repasse correto de convênios firmados”, concluiu.

Os municípios nos quais os prefeitos com direito a reeleição abriram mão da candidatura por causa da crise, de acordo com a Femurn, são: Angicos, Baraúna, Boa Saúde, Bodó, Carnaúba dos Dantas, Currais Novos, Cruzeta, Doutor Severiano, Espírito Santo, Jandaíra, João Dias, Jundiá, Lagoa Nova, Lagoa D'Anta, Macau, Monte das Gameleiras, Mossoró, Nísia Floresta, São Miguel do Gostoso, São Pedro, São Tomé, São Vicente, Sítio Novo, Tangará, Tenente Laurentino Cruz e Vera Cruz.

G1RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente