SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Deputados negociam votar anistia a caixa 2 em plenário

Líderes ficaram reunidos até a madrugada desta quinta-feira no gabinete de Rodrigo Maia - Leticia Fernandes / Agência O Globo
Após horas de reunião entre líderes partidários e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o vice-líder do PT, Vicente Cândido (SP) contou, na madrugada desta quinta-feira, que o texto aprovado pela comissão que discutiu medidas de combate à corrupção será rejeitado "na íntegra" em plenário e será apresentado um substitutivo modificando quase todo o relatório de Ônyx Lorenzoni (DEM-RS).

Segundo o petista, aliado próximo do presidente da Câmara, será incluído no novo texto um trecho deixando clara a anistia de caixa dois em casos anteriores à aprovação da proposta, como queriam quase todos os líderes. Isso poderá acontecer já no texto do substitutivo ou aparecer por uma emenda a ser apresentada. Ainda não foi definido quem será o autor do substitutivo, mas ele será apresentado na manhã desta quinta-feira e enviado ao Senado para ser votado ainda hoje, "de imediato", disse. 

— Muda muito. O caixa dois entra como emenda ou no próprio texto. Tem que deixar esse assunto sempre muito claro. Terá um substitutivo que muda bastante o texto — afirmou Cândido.

Perguntado se o plenário rejeitaria o texto de Lorenzoni, o petista disse que isso acontecerá "na íntegra":

— (Será rejeitado) na íntegra. Rejeita inclusive o relator — ironizou, em referência às críticas feitas ao relator na comissão, que teria descumprido um acordo com Maia e os líderes.

Cândido disse ainda que será preciso deixar clara no texto a isenção de punição a quem fez uso de caixa dois até agora, o que vinha sendo articulado por todos os líderes, com exceção de PSOL e Rede.

— Criminaliza o caixa dois daqui para frente e isenta quem cometeu aquele tipo penal. O texto tem que ser muito claro e objetivo.

Parte ativa nas articulações pela anistia ao caixa dois, Rodrigo Maia negou que vá constar no texto trecho que deixe clara a anistia. Ele defende apenas que haja a tipificação do crime de caixa dois, o que já deixaria claro que antes não havia crime.

— Não tem anistia, porque se você aprova a tipificação, se você está tipificando um crime, é porque esse crime não existe, então não tem anistia, as pessoas estão interpretando de forma equivocada a proposta. O que eu defendo é a tipificação do crime, mas não precisa ser 100% do texto que veio do MP — disse o presidente.

Maia afirmou ainda que "tudo pode acontecer" na manhã de hoje. Ele disse que ainda precisa ler todo o texto e os destaques aprovados na comissão e que, se houver empenho dos líderes, será possível votar ainda hoje.

— A sessão é amanhã, não sei se tem quórum amanhã. Amanhã é quinta-feira. Não depende de mim. É uma decisão que tem que ter o apoio da maioria — disse, na madrugada.

Outro ponto que será incluído no novo texto é a possibilidade de punição a juízes, promotores e procuradores por crime de responsabilidade. Ônyx Lorenzoni havia incluído esse ponto na primeira versão do relatório que elaborou, mas recuou para conseguir aprovação mais célere do relatório.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente