Passa de 16% para 20% o total
de consumidores que realizarão suas compras de Natal e Fim de Ano via
e-commerce (internet), em 2016, na comparação com o mesmo período do ano
passado, segundo a pesquisa nacional Hábitos de Consumo da Boa Vista SCPC.
Entre os respondentes que
farão as compras pela internet, 56% sentem-se seguros em realizar compras pela
internet; 32% muito seguros e apenas 8% sentem-se inseguros em realizar este
tipo de transação.
Dos entrevistados, 13%
consideram alta a probabilidade de fraude nas compras que farão pela internet.
56% acham que é média a probabilidade de ocorrência de fraudes e 28% acreditam
que é pequena a chance de ocorrer algum problema neste sentido, optando por
fazer as compras por este canal.
No Sudeste, 22% dos
consumidores farão suas compras de Natal e Final de Ano pela Internet. Destes,
90% sentem-se seguros em realizar este tipo de transação e, 31% deles dizem ser
de média, baixa ou nenhuma as chances de ocorrer uma fraude via internet.
Já quando a análise é feita
por classe social, 43% dos respondentes das classes AB consideram alta a
probabilidade de ocorrer fraude ao realizar compra pela Internet, já os
respondentes das classes C e DE, acreditam que há um risco médio, com 57% e
60%, respectivamente.
Sobre a pesquisa
A pesquisa Hábitos de Consumo
para o Natal e Final de Ano, da Boa Vista SCPC, teve por objetivo identificar a
pretensão de compra do consumidor para o Natal de 2016 e Final de Ano, o valor
pretendido para as compras dos presentes, a forma como o consumidor pretende
utilizar o 13º salário, e as expectativas para 2017 quanto à economia brasileira
e a situação financeira pessoal.
A Boa Vista SCPC utilizou a
metodologia quantitativa para realização da coleta das informações, por meio de
pesquisa eletrônica via internet, ao longo do período de 17 a 28 de outubro de
2016. O universo da pesquisa é representado por consumidores que buscaram
informações e orientações no site Consumidor Positivo da Boa Vista Serviços:
www.consumidorpositivo.com.br. A amostra é aleatória e representativa do
universo: 2013 (1.139), 2014 (1.041), 2015 (890), 2016 (766).
Fecomércio RN
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