Teoricamente, a gasolina comum
pode criar depósitos nos bicos injetores, enquanto a aditivada contribui para
deixar o sistema limpo. O etanol teria o mesmo efeito que a gasolina aditivada?
– Claudemar Ruoco, por e-mail para o site Quatro Rodas.
O etanol tem uma capacidade
maior do que a gasolina comum para manter os bicos injetores limpos,
considerando os veículos com motor flex. Por isso, o efeito do álcool realmente
se aproxima ao da gasolina aditivada.
Segundo Alfred Szwarc,
consultor da União da Indústria da Cana de Açúcar (Unica), o combustível
vegetal tem propriedades solventes e seu uso frequente ajuda na limpeza dos
bicos desde que o combustível seja de boa qualidade, seja ele puro ou com
gasolina (não importando a proporção), incluindo aí a gasolina do tipo C
(comum), que já tem mistura de etanol na proporção de 27%.
O problema é quando o
consumidor abastece com combustível adulterado. No caso do etanol, o mais comum
é que seja adicionado àgua para aumentar o volume. Além da perda de rendimento
pelo fato de a água não ser um combustível, o uso de água não destilada (ou
seja, da torneira) traz para o tanque compostos como cloro e sódio, que podem
gerar resíduos e corrosão no sistema.
Por isso, a recomendação é
sempre procurar por postos de bandeira conhecida e desconfiar de combustível
barato demais.
Quatro Rodas
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