Visitantes são atraídos pelas
belezas naturais e gastam cerca de R$ 235,16 por dia
Pelo 5º ano consecutivo, o
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio da Federação do Comércio de
Bens, Serviços e Turismo do RN traçou o perfil do turista que visita Natal na
alta estação. A maior parte dos turistas são brasileiros (79,7%; contra 82,4%
em 2016); vindos da região Sudeste (35,2% de São Paulo; 11,2% do Rio de
Janeiro; e 5,9% vieram de Minas Gerais); viajam com a família (72,8%); são
homens (51,5%); e permanecem, em média, 10 dias na cidade.
O percentual de turistas
estrangeiros (20,3%), foi maior em relação ao ano passado (17,6%), sendo que
7,7% são provenientes da Argentina. Em 2016, os turistas argentinos eram 6,7%.
A Itália é o segundo país que mais envia turistas a Natal na alta estação, com
1,7% dos entrevistados, índice obtido tanto este ano quanto no ano passado.
52,6% das pessoas ouvidas na pesquisa visitavam o estado pela primeira vez. Já
na pesquisa de 2016, 70,5% dos visitantes nunca tinham vindo ao RN.
Com relação ao que atraiu o
turista ao Rio Grande do Norte, as belezas naturais foram o item mais lembrado,
com 66,8% das respostas ao questionário. O índice é um pouco menor do que o
obtido em 2016, quando esta foi a motivação para vir ao estado de 87,1% das
pessoas que responderam à pesquisa. Visitar a família (6,8%), visitar os amigos
(4,7%), e as promoções (1,7%) também serviram de incentivo para que as pessoas
passassem uma temporada no estado.
A respeito de quando tomaram a
decisão de viajar para o RN, 20,7% decidiram 6 meses antes da viagem; 20,6%
decidiram 3 meses antes; 16,9% há 2 meses; e outros 11,2% estavam planejando a
viagem há 1 ano. Ao contrário de 2016, quando 52,8% usaram os serviços de uma
agência de viagens para organizar o passeio, este ano, 65,8% dos entrevistados
informaram que não foi necessário contratar este serviço. O principal meio de
transporte usado para chegar ao RN foi o avião (93,1%), e a companhia aérea
mais utilizada foi a Gol (46,3%), seguida da Latam (25,7%).
A maioria dos visitantes
(53,5%) possuía renda de até R$ 6 mil mensais. De acordo com a pesquisa, cada
turista gastou diariamente R$ 235,16, em média, valor 12,8% superior em relação
a 2016, quando o gasto individual por dia foi de R$ 208,41. No detalhamento, o
gasto médio individual do turista por dia foi de R$ 93,29 com hospedagem (em
2016 foi de R$ 90,98); R$ 46 com alimentação (R$ 52,16 em 2016); R$ 19,42 com
transporte (R$ 15,76 no ano passado); R$ 43,52 com diversão (em 2016 foi de R$
25,07); e R$ 32,93 com compras (R$ 24,44 em 2016).
Praias, restaurantes e bares,
centros de artesanatos e shoppings foram os atrativos mais visitados. Entre os
restaurantes, por exemplo, o Camarões foi o mais lembrado pelos participantes
da pesquisa, com 40,7% das respostas. Além disso, 50,2% deles visitam outras
cidades, além de Natal, como é o exemplo de Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso
e Galinhos.
No geral, a avaliação do
destino turístico Natal é boa, e 87,6% dos participantes da pesquisa pretendem
voltar ao RN. 96,1% deles avaliam o estado como excelente ou bom; e 97,4%
indicariam o RN como destino turístico.
A coleta de dados foi
realizada entre os dias 03 e 12 de janeiro, quando foram ouvidas 651 pessoas,
nos principais locais de acesso do público à cidade, como o Aeroporto
Internacional de São Gonçalo do Amarante e o Terminal Rodoviário, além de
pontos de fluxo turístico como hotéis, pousadas, feiras de artesanatos e
atrativos turísticos.
O relatório completo da
pesquisa está disponível no endereço: http://fecomerciorn.com.br/pesquisas/
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