O uso de aplicativos de bancos
para celular e tablets, o chamado mobile banking, se tornou o canal mais
utilizado pelos brasileiros para operações bancárias em 2016, superando pela
primeira vez o internet banking, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira
(10) pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).
De acordo com o levantamento,
o número de operações via mobile banking, incluindo transferências, pagamentos
e consultas de salto, cresceu 96% na comparação com o ano anterior e já
representa um terço do total de todas as transações feitas no país.
A participação do mobile
banking saltou de 20% em 2015 para 34% em 2016. Em 2014, era de apenas 10%.
Já o internet banking viu sua
fatia cair de 32% para 23%. Com isso, os apps se confirmaram em 2016 como o
canal noº 1 para operações bancárias no país. Veja gráfico abaixo:
Transações bancárias em 2016 (Foto: G1 )
Segundo o diretor da Febraban
Gustavo Fosse, os números mostram que o mobile banking se consolida como o
canal preferido dos brasileiros. “Por conta da facilidade, percepção de
segurança e barateamento da tecnologia, cada vez mais clientes estão usando
smartphones. Pagar um boleto no celular hoje é muito mais prático que na
própria internet”, afirma.
Juntos, internet e mobile, já
respondem por 57% do total de movimentações financeiras. Em 2015, os canais
digitais respondiam por 52% das transações.
Segundo a Febraban, o
crescimento do mobile banking se deve também à migração de operações feitas em
caixas eletrônicos, cuja participação no total das transações caiu de 18% em
2015 para 15% em 2016.
A pesquisa foi feita em
parceria com a consultoria Deloitte, a partir de informações de 17 bancos, que
representam 91% dos ativos do setor bancário.
G1
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