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sábado, 3 de junho de 2017

Família de SP vê conta de luz subir de R$ 60 para R$ 29 mil em um mês

Uma família da Zona Sul de São Paulo, com quatro integrantes, recebeu uma conta de luz de quase R$ 29 mil. Eles logo acharam que se tratava de um erro. Pediram a revisão da cobrança, mas foram surpreendidos quando a AES Eletropaulo garantiu que o valor estava correto e que no máximo poderia parcelar a dívida em 12 vezes.

Sônia Trude e o marido, Carlos Lima dos Santos, vivem em uma casa na região de Santo Amaro com as duas filhas. A conta de luz da residência sempre girou em torno de R$ 100, segundo eles. Em dezembro do ano passado, por exemplo, o valor não superou a casa dos R$ 60. Foi a partir de janeiro de 2017 que tudo mudou.

No primeiro mês deste ano, a conta da família disparou, chegando a R$ 28.885,57. De acordo com o relógio, o consumo foi de mais de 55 mil kw, só que eles garantem que não mudaram os hábitos domésticos para justificar qualquer aumento, ainda mais deste tamanho.

"Está tudo desligado. Quando tem algo ligado é uma televisão ou um rádio só e nisso a máquina [de lavar] já está desligada. Não tem motivo. Não tem motivo. Não tem ninguém em casa", contesta a técnica de enfermagem Sônia.

Carlos e Sônia procuraram a ouvidoria da Eletropaulo e um técnico foi até a casa deles para conferir o relógio de marcação. Logo depois, chegou a carta dizendo que a conta estava certa e que a família tinha de pagar. O casal chamou até um eletricista para conferir se havia algum problema na fiação, mas nada foi constatado.

Nos meses seguintes, a conta diminuiu, mas continuou bem acima do que a família estava acostumada a receber. Em fevereiro e março, foram cobrados, respectivamente, R$ 1073 e R$ 522, e as contas foram pagas. Em abril e maio, foram quase R$ 3 mil, mas, assim como a cobrança de janeiro, eles se recusaram a quitar.

Todo mês a Eletropaulo emite 7 milhões de contas. Em média, 2100 consumidores reclamam de erros e só 20 conseguem a revisão dos valores. O presidente da companhia, Charles Lenzi, admite que o atendimento nem sempre é o ideal. “Pessoalmente acho que nós temos muito a melhorar”, afirmou em entrevista ao SPTV.

Em relação à conta de quase R$ 29 mil da família da Zona Sul, a Eletropaulo explicou que cobrava o mínimo da residência porque não conseguia ler o relógio. Quando conseguiu, resolveu cobrar toda a diferença. A família diz que não vai pagar.

G1

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